Dia 07/11 estudantes da UNAMA/PA organizam um dia de protestos.

| Felipe Melo – DCE/UNAMA – Lutar para mudar.

Ontem, (07/11) seguindo o calendário nacional da frente de luta contra a reforma universitária, organizamos na UNAMA/ A um forte ato contra o aumento da mensalidades, pelo controle público pela qualidade na formação e contra a reforma universitária do governo Lula. Os estudantes da Unama, impulsionados pelo DCE e CA´S fizeram um grande ato com cerca de 400 estudantes que balançou a universidade.
O ato ocorreu na Campus da Alcindo Cacela, que é onde se localiza a reitoria, cerca de 150 estudantes já se concentravam no hall de entrada, daí vieram em dois ônibus do campus da BR cerca de 120 estudantes, que complementaram o ato, que fez um grande arrastão na universidade, passando nas salas com palavras de ordem como: " vem, vem, vem pra luta vem contra o aumento" e daí agregando novo estudantes. O ato fez uma parada em frente à reitoria onde se abriu para as falas e depois o DCE, entrou na reitoria para protocolar o documento com nossas reivindicações que giram em torno de : congelamento de mensalidade já, Restaurante universitário, mais bolsas de pesquisa , extensão e monitoria, contra as taxas extra mensalidade, melhorias estruturais, democracia interna, rematricula aos inadimplentes, entre outras.
Depois de entrega da pauta, os estudnates termiram o ato na rua em frente a universidade para dialogar com a sociedade sobre os problemas da Unama, que são os problemas de um projeto neoliberal para a eduação em nosso país e para dizer que o movimento estudantil vive um novo momento de lutas e que não passará a reforma universitária privatizante de Lula, que permite oa aumento de mensalidades e todos os outros furtos que sofremos nas pagas e que também não passará o aumento de mensalidades.
O ato também cercou de solidariedade os estudantes e professores em greve na FSA, os estudantes em luta na UCS-RS e em especial os ocupados na PUC-SP com a palavra de ordem: "Na Unama, na PUC, quem disse que sumiu, aqui está presente o movimento estudantil". Esse ato marca uma nova era nas Universidades pagas, uma era de lutas, para que possamos derrotar a reforma privatizante e a direção majoritária da UNE atrelada ao governo e aos reitores, e contruir uma nova direção para o movimento estudantil.
Os estudantes sabem que a luta não parou ontem e que segue a mobilização permanente para o dia 13/11, que vai ocorrer o forúm acadêmico na Universidade, onde vamos cobrar soluções para nossas propostas, a Reitoria da Unama não vai ter paz, enquanto a mensalidade não for congelada e nossa pauta não for atendida.