Liberdade para os dirigentes sindicais presos no Panamá

Tradução Silvia Santos | UIT – CI

Pela imediata liberdade dos dirigentes sindicais presos no Panamá
Basta de reprimir os lutadores!

Desde a semana passada Panamá está sacodida pela greve dos trabalhadores da bananeira Bocas Fruit Company. Na cidade de Changuinola existem confrontos graves desde quinta feira passada, com choques entre a polícia e os trabalhaodres que protestabam contra uma lei que modifica aspectos dos direitos de greve e sindicais, e exige o pagamento de salários atrasados.

No dia de hoje, sábado 10 de Julho, organizações sindicais, estudantis e sociais, reunidos no Hotel Soloy, acordaram convocar uma greve geral de 24 horas para esta proxima terça feira em apoio aos protestos que hánove dias protagonizam operáiros do setor bananeiro na ciudade de Changuinola, onde houve um morto, dezenas de feridos e mais de cem presos.

Durante a reunião. a polícia do governo Martinelli cercou o local, foram retidos diversos sindicalistas e presos os dirigentes Priscila Vazquerz e Virgilio Araúz.

Repudiamos a repressão do governo Martinelli, exigimos a imediata liberdade dos dirigentes presos e expressamos nossa solidariedade com os trabalhadores em luta no Panamá. Convocamos todas as organizações sindicais, políticas, democráticas, estudantis e populares do mundo a se pronunciar no mesmo sentido, reclamando a imediata liberdade dos dirigentes Priscila Vázquerz e Virgílio Aráuz.

Argentina: Liliana Olivero, legisladora de Córdoba de Izquierda Socialista; Rubén Sobrero y Edgardo Reynoso dirigentes ferroviarios; José Castillo y Juan Carlos Giordano, dirigentes nacionales de Izquierda Socialista

Brasil: Joao Batista Araujo “Baba” y Silvia Santos (Dirigentes Nacionales e da Comisión Ejecutiva del PSOL y de la CST)

Colombia: Miguel Vivas, dirigente de trabajadores judiciales del Cauca; Alvaro Saumeth, dirigente del magisterio.

Perú: Enrique Fernández Chacón (ex diputado nacional de Perú, dirigente nacional de Uníos en Lucha-UIT-CI)

Venezuela: Orlando Chirino, dirigente nacional de C-CURA; José Bodas (Secretario General de la Federación Petrolera-FUTPV) Miguel Angel Hernández y Armando Guerra (Dirigentes Nacionales de la Unidad Socialista de Izquierda-USI)