Campanha pela reintegração de Daniel, demitido da Salcomp de Manaus

| CST-PSOL

Em dezembro do ano passado o companheiro Daniel Batista, o principal dirigente da oposição metalúrgica de Manaus, trabalhador da fábrica Salcomp do distrito industrial de Manaus, foi demitido por justa causa em dezembro de 2009. O motivo da patronal foi a posição defendida por Daniel numa assembléia, na qual se posicionou contrário a proposta defendida pela empresa junto ao sindicato que é da CUT. Uma demissão claramente politica, que deve ser repudiada por todos os trabalhadores brasileiros.

Em janeiro de 2010 conseguimos a reintegração, mas 4 dias depois a patronal derrubou a liminar. Em março a sentença em primeira instância manteve a justa causa argumentando que Daniel nunca podia ter declarado que “a empresa estava de armação com os trabalhadores”.
Cabe destacar que os metalúrgicos têm uma base de 80 ou 90 mil trabalhadores na zona franca e que o sindicato está dirigido por uma máfia pro-patronal.
Fazemos um chamado ao conjunto do movimento sindical classista e independente a se engajarem nessa campanha exigindo a imediata reintegração de Daniel.

Modelo de abaixo-assinado:

À Direção da empresa SALCOMP de Manaus/AM
Às autoridades competentes

Nós abaixo-assinados, repudiamos a injusta demissão de Daniel Batista dessa empresa e exigimos sua imediata reincorporação. A demissão por “justa causa” aconteceu no dia 29/11/2010 pelas opiniões discordantes em relação à proposta da empresa apresentada por esse trabalhador em assembléia da categoria, com participação do sindicato.

Daniel conseguiu uma sentencia liminar que permitiu o retorno temporário ao trabalho, mas logo foi derrubada por mandato de segurança interposto pela empresa. A sentença em primeira instancia manteve a demissão com a alegação de que ele não poderia ter feito “declarações contra à empresa”. Tramita agora recurso contra essa sentença jurídica absurda que pune por delito de opinião.

Exigimos reintegração já de Daniel Batista à empresa SALCOMP.

Enviar e-mail ou fax aos seguintes endereços:
Diretor Operacional: Marcio Farias marcio.farias@salcomp.com fone: 092 2127-2607 e 2127-2666
Gerente de Recursos Humanos: Eliane Martins eliane.martins@salcomp.com fone: 092-2127-2618
Procuradores do Trabalho: Dr. Audaliphal Hildebrando da Silva audaliphal.silva@mpt.gov.br
e Dr. Adson Souza do Nascimento adson.nascimento@mpt.gov.br