UNIDADE POPULAR APOIA GARIS

|

MOÇÃO DE APOIO DA UNIDADE POPULAR PELO SOCIALISMO AOS GARIS PERSEGUIDOS E DEMITIDOS NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Nós militantes da Unidade Popular pelo Socialismo, reunidos em plenária executiva nacional, repudiamos a perseguição política sofrida pelos garis do Rio de Janeiro, que tiveram um total de 70 companheiros demitidos por organizarem a greve deste ano, mas também pelo firme trabalho cotidiano em meio a uma categoria que sempre sofreu com o descaso da sociedade e menosprezo das elites brasileiras.

A postura da Prefeitura do Rio é intrasigente frente aos interesses da categoria dos garis, mas benevolentes com os lucros auferidos pelos acionistas majoritários das ações da Comlurb e esquemas de enriquecimento de gestores em cima do suor de trabalhadores que tiveram que lutar muito para conquistar 8% de aumento na última greve. A Comlurb, lançou mão do uso de mão de obra de menor idade, idosa e, até mesmo em condições analogas a escravidão, para tentar esconder a adesão da categoria à luta. Tudo isso, documentado e lançado publicamente em redes sociais, fato que só aumenta a indignação popular com tamanha covardia.

As demissões atingiram as principais lideranças grevistas do movimento dos garis, aqueles que mais conseguiam convenser seus comapanheiros de que juntos e organizados poderiam vencer. Portanto, são herois do nosso povo trabalhador, por isso, todas entidades da classe trabalhadora, movimentos sociais e partidos de esquerda tem a obrigação de se colocar ao lado dos trabalhadores perseguidos e pela reversão das demissões.

Nós da UP, nos comprometemos com o máximo de apoio militante, assim como demonstrado no último ano desde a deflagração da greve históica de 2014. Utilizaremos o alcance nacional de nosa organização para amplificar a denuncia sobre tamanha covardia, abafada pelos meios de comunicação e os governantes de modo geral.

Reafirmamos a certeza na luta pela destruição das relações capitalistas de produção como caminho, rumo a socialização das riquezas e do poder político para as classes populares. Com certeza os garis estarão no centro condutor desta luta.

PLENÁRIA EXECUTIVA NACIONAL DA UP, BELO HORIZONTE – MG.