MTST APOIA OS GARIS!

|

A Coordenação do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto expõe nessa nota o total repúdio à demissão e perseguição aos garis e trabalhadores da limpeza urbana e asseio no Rio de Janeiro.

Há mais de um mês, 77 dos camaradas que se organizaram na empresa “pública” do município foram demitidos devido à perseguição política. A criminosa cassação de direitos fundamentais, as ameaças, e as famílias que agora estão desamparada porque muitos de seus integrantes estão desempregados são situações que devem fazer todos e todas se mobilizar em apoio aos companheiros.

A situação no Rio de Janeiro é grave. A mobilização dos garis já denunciava o desmonte deste serviço público fundamental, as demissões reforçam esse processo, com requintes de ditadura e impedimento de auto organização dos trabalhadores.

Esperávamos não precisar mais escrever esta nota, gostaríamos de poder comemorar com nossos companheiros sua readmissão. Contudo a prefeitura e a Comlurb se mantém de costas viradas aos trabalhadores e à população. Esta semana tivemos a boa notícia da readmissão de um companheiro, contudo muitos outros da Comlurb estão na mesma situação há mais de um mês passando fome, e medo devido às incertezas e ameaças. Esse processo não é isolado, os trabalhadores terceirizados de diversos locais de trabalho também estão recebendo seus salários de maneira intermitente, sem contar as diversas demissões que ocorreram, por exemplo, na UFRJ. O sindicato da categoria se mantém em cúmplice e criminoso silêncio, apoiando o governo e os patrões nos ataques aos companheiros.

O veemente repúdio do MTST vem acompanhado da enorme admiração pela luta dos companheiros. Desde a irrupção grevista no carnaval de 2014, passando pelas dezenas de atos, a greve de 2015 e inúmeras mobilizações e trabalhos de base nas gerências, estamos e estaremos juntos aos garis e trabalhadores da limpeza.

Nossa resposta, de toda a esquerda, deve ser de unidade e luta perseverante, mas também de solidariedade para garantir a subsistência de nossos companheiros. Juntos caminhamos, juntos temos sido atacados, mas juntos responderemos!

Readmissão Já! Basta de Criminalização!

MTST, a Luta é pra Valer!