Nota da CST contrária à entrada do vereador Brizolinha Neto ao PSOL

Nota da CST – Rio de Janeiro | Corrente Socialista dos Trabalhadores -CST/PSOL

O Diretório Municipal do PSOL do Rio de Janeiro por ampla maioria rejeitou a entrada do vereador do PDT Brizolinha Neto no PSOL. Nós da CST nos posicionamos, junto com demais correntes do Bloco de Esquerda, contra essa filiação.

Brizolinha até bem pouco tempo atrás fazia parte da base de sustentação do Prefeito do Rio Eduardo Paes do PMDB, partido do Sergio Cabral, Pezão, Michel Temer e Eduardo Cunha. E sua entrada no partido responde a uma movimentação meramente eleitoral, Brizolinha não tem acordo programático, nem o perfil do PSOL e nenhuma tradição no campo da esquerda.

Neste sentido, de forma correta o DM do Rio se posicionou contrário à filiação de Brizolinha. Nós da CST/PSOL propusemos que a filiação do Brizolinha deveria ser debatida nas plenárias Municipais e no Congresso Municipal, dessa forma se podia fazer um amplo debate na base partidária.

Avaliamos também ter sido um erro o método usado pela maioria do Diretório Nacional do PSOL, que aprovou a filiação do Brizolinha à revelia da decisão da instância municipal, o que de fato significa uma intervenção no Diretório Municipal do Rio de Janeiro. Além disso, fez a votação via internet. Sequer se realizou uma reunião presencial do DN para se fazer o debate político. Nossa compreensão é que um debate tão importante não pode ser decidido dessa forma, um método que não condiz com nossa tradição política e partidária.

Diante da crise do PT e das velhas direções se abre um enorme espaço para o PSOL, e a construção de nosso partido tem que se dar centralmente nas lutas e mobilizações em curso. Nosso partido tem que ser a expressão dessas lutas, uma alternativa política e organizativa para os milhares de trabalhadores, juventude e do movimento popular, só assim estaremos fortalecendo um perfil de luta e classista.

Corrente Socialista dos Trabalhadores -CST/PSOL
Rio de Janeiro 23/09/2015