Pará | Vitória da chapa 2. Vitória da categoria! Pela base vamos construir uma nova direção

Com 57,28% dos votos, a chapa 2- Oposição pela Base venceu a eleição do Sintsep-Pa. A categoria expressou nas urnas o grande sentimento de mudança e o desejo de construir uma nova direção, democrática e de luta.

Agradecemos a cada um dos 1188 filiados que votaram em nós. Fomos vencedores na Região Metropolitana de Belém com 64% e nas Regionais do Baixo Amazonas/Santarém com 75% e do Tapajós/Itaituba com 86% % e disputamos voto a voto nas regionais do Sudeste/Marabá (46%) e da Transamazônica/Altamira (44%). E o que mais nos orgulha é que conquistamos 70% dos votos nos órgãos que aderiram à greve de 2015 (INCRA, FUNASA, IPHAN, UFRA, UFPA e IEC/CENP ), isso sem contar os importantíssimos resultados no Ministério da Saúde, Ceplac, DNPM e SPU, dentre outros.

Com essa expressiva votação, a categoria disse não ao continuísmo e às calúnias da chapa adversária. Nosso programa nunca deixou dúvidas: Somos a chapa dos grevistas, dos que querem um Sintsep-Pa colado à base e combativo, sintonizado com as necessidades de categoria e que não vacile frente aos ataques do governo.

Somos parte daqueles que, no Brasil inteiro, questionam e atropelam direções que se utilizam de métodos burocráticos ou que se acham “donos do sindicato”. Somos parte daqueles que defendem que nossas entidades pertencem unicamente à categoria, que deve ser soberana para decidir os rumos de nossos instrumentos de luta. Somos os que lutamos para que a base decida! É com esse espírito que queremos conduzir o Sintsep-Pa contra o governo, contra a direção governista da Condsef e em defesa dos servidores.

DEFENDER E MOBILIZAR OS TRABALHADORES CONTRA OS ATAQUES DO GOVERNO DILMA (PT/PMDB).

Estaremos firmes na luta contra as reformas e ajustes do governo Dilma (PT/PMDB), que tanto penalizam os servidores públicos, O Sintsep-Pa deve estar em cada órgão na luta cotidiana contra o arrocho salarial, o desmonte do serviço público, o assédio moral e corte de verbas e pela democratização dos órgãos públicos. A luta em defesa do serviço público e dos servidores vai desde as reivindicações por condições básicas de trabalho até a luta pela suspensão e auditoria da dívida pública. Estamos e estaremos em cada uma delas.

CONSTRUIR A OPOSIÇÃO NACIONAL Á DIREÇÃO DA CONDSEF.

Os governistas da direção da CUT e CTB que hoje estão à frente da Condsef, há muito não falam em nome dos servidores, são a mão e o braço do governo Dilma no movimento sindical tentando segurar na marra as lutas da categoria. Não nos representam! Estaremos firmes na construção da oposição nacional à Condsef, buscando derrotar pela base as políticas pelega dessa confederação, principalmente nesse ano em que nossos direitos estão ameaçados e haverá congresso da CONDSEF.

ABRIR AS PORTAS DO SINDICATO PARA A CATEGORIA

Precisamos eliminar todos os dispositivos que bloqueiam a participação da base nos rumos do Sintsep-Pa. Devemos criar comissões setoriais (aposentados, intoxicados, mulheres, etc.) e nos órgãos, promover campanha de filiações e eleições de delegados de base e realizar uma reforma estatutária, amplamente discutida na base que democratize a estrutura de nosso sindicato. Realizar assembleias de base para organizar nossas lutas específicas.

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO

Os servidores têm todo o direito de saber o que é feito com o dinheiro de sua contribuição e esse não é um debate menor ou despolitizado. O debate sobre as prioridades financeiras do sindicato não pode ficar restrito às reuniões de executiva ou assembleias anuais de prestação de contas. Um passo importante para isso é, caso haja indícios de mau uso das finanças do sindicato, a realização de uma auditoria independente nas contas do Sintsep-Pa e, depois, seguir com uma gestão transparente, com autonomia do conselho fiscal e publicizaçao bimensal das entradas e despesas da entidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *