Não ao golpe militar na Turquia! Defender os direitos democráticos do povo turco! Não ao regime repressor de Erdogan!

Desde a noite da sexta, 15 de julho, está em curso um golpe militar em Turquia. As notícias são confusas. Aparentemente, todavia, ainda não está definida a situação. Forças militares com tanques saíram às ruas, controlando pontes sobre o Bósforo em Istambul e em diversos pontos da capital Ankara. Os golpistas leram um comunicado na televisão estabelecendo a lei marcial. O presidente Erdogan e seu partido AKP chamou a sair às ruas em defesa do seu regime.

Nós, socialistas da UIT-QI, chamamos a repudiar o golpe militar e toda tentativa de reprimir ao povo, aos jovens, às mulheres e aos trabalhadores que saiam às ruas a enfrentar aos militares golpistas. Defendemos os direitos democráticos dos trabalhadores e o do povo turco e não o governo repressor de Erdogan.

O triunfo de um golpe militar, por mais que se anuncie sendo “pela paz e democracia” e acusando de “traidor” ao odiado Erdogan, não faria mais que aprofundar a repressão atual e as graves limitações às liberdades democráticas. Não podemos esquecer que Erdogan e as forças militares e de segurança de seu governo têm lançado uma guerra suja contra a comunidade e o povo kurdo em seu território e aprisionado a dirigentes e militante do movimento kurdo e da esquerda turca. Por outro lado, o governo de Erdogan interviu em Síria, avalizando, num primeiro momento, a formação do reacionário Estado Islâmico.

Este é o marco político desta tentativa golpista. O atual desenlace só se explica pela grave crise política e social pela qual está passando a Turquia.

Chamamos aos povos do mundo e às organizações que se reclamam democráticas e de esquerda a expressar seu repúdio ao golpe militar sem dar nenhum apoio ao governo de Erdogan. Expressamos nossa solidariedade com nosso partido irmão  Partido da Democracia Operária IDP, seção da UIT-QI em Turquia, como com todas as organizações operárias e da esquerda turca e kurca. Chamamos a apoiar ao povo turco e a sua classe trabalhadora em defesa dos direitos democráticos, sociais e suas liberdades.

Unidade Internacional dos Trabalhadores-Quarta Internacional (UIT-QI) 15 de julho de 2016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *