No dia O5/08 todos ao protesto em Copacabana!

Amanhã, dia 05, estaremos em Copacabana, na manifestação unificada pelo FORA TEMER, NENHUM DIREITO A MENOS e CONTRA A CALAMIDADE OLÍMPICA. Devemos mostrar a indignação popular contra o governo ilegítimo de Michel Temer, contra a calamidade olímpica de Dornelles e Paes e a retirada de direitos. Trata-se de uma importante unidade da Frente Povo Sem Medo, Frente Brasil Popular, Frente de Esquerda e Socialista, Plenária dos Trabalhadores em Luta, CSP-CONLUTAS e outras organizações, a exemplo do Combate – Classista e pela Base e o Vamos à Luta. Essa confluência só foi possível pela convocatória da manifestação, cujas bandeiras são corretas e ajudam a impulsionar as lutas que estão acontecendo.

Nas últimas semanas, vimos o espírito rebelde do povo nos atos contra a tocha olímpica, protestos reprimidos pelas forças repressivas dos governos Temer, Dornelles e Paes. É necessário coordenar esses protestos num dia de luta que agregue essa insatisfação, que também foi vista nas greves da educação do RJ e das universidades em SP. O dia 5 deve ser o primeiro passo. Para isso devemos realizar uma plenária geral para discutir unitariamente os atos de agosto, a exemplo do dia 16 convocado pelas centrais sindicais.


Entre os convocantes do dia 05/08 há divergências políticas imensas, que são bastante conhecidas. Em particular divergências com as lideranças da CUT, UNE, MST que estão pelo “Volta Dilma”, política que rejeitamos. Mesmo entre a esquerda não há consenso, já que a maioria está por “novas eleições”, bandeira que discordamos. Há ainda o setor que construiu as manifestações do Espaço de Unidade e Ação, buscando um terceiro campo classista, onde estamos. Ou seja, apesar da unificação da luta sob bandeiras consensuais há uma disputa sobre a saída de fundo que vai prosseguir.


No dia 05, nosso maior combate vai ser contra as organizações do “volta D
ilma” que desejam capturar o ato para sua perspectiva. Por isso ao mesmo tempo em que construímos uma forte manifestação unitária, estaremos presentes na coluna unificada das organizações de esquerda e dos companheiros e companheiras que compões a Frente de Esquerda e Socialista. Estaremos com o MAIS, NOS, PCB, Comunismo e Liberdade, Coletivo Marxista, LSR, Insurgência e MRT, para fazer valer os eixos do FORA TEMER, NENHUM DIREITO A MENOS e CONTRA A CALAMIDADE OLIMPICA.


Defendemos que é necessário a mais ampla unidade com os trabalhadores e trabalhadores, com a juventude e o povo para derrotar o governo Temer e seu plano de ajuste, que não passa de uma continuidade da politica da Dilma. Para isso defendemos que as centrais sindicais, como a CUT, devem construir um calendário de lutas que culmine numa greve geral em defesa do salário e do emprego, contra retirada de direitos para derrotar o governo de Michel Temer.

04/08/2016 | Correntes Socialista dos Trabalhadores – PSOL e Mandato Radical do Vereador Babá (PSOL-RJ)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *