Renata Souza, fica!

Nota de Repúdio da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco sobre o pedido
de cassação do mandato da deputada estadual Renata Souza do PSOL-RJ

A Fundação Lauro Campos e Marille Franco repudia o pedido de cassação da deputada estadual da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ), Renata Souza, do PSOL, protocolado pelo Partido Social Cristão (PSC) nesta quinta-feira, 9 de maio de 2019.

Na última terça-feira, a deputada denunciou o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, do mesmo partido que faz o pedido de cassação, PSC, à Organização das Nações Unidas (ONU) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) devido à publicação de um vídeo em que Witzel está a bordo de um helicóptero da Polícia Militar em que um atirador de elite dispara rajadas de fuzil conta um grupo de pessoas no alto do morro do bairro Campo Belo, em Angra dos Reis. Witzel e a Polícia Militar justificaram que os tiros eram dados na direção de traficantes da área, porém era um grupo de evangélicos numa tenda de oração.

Agora, o partido de Witzel, protocola um pedido na mesa diretora da ALERJ, pedindo a cassação da deputada por “quebra de decoro” ao usar a Comissão de Direitos Humanos para fazer “uma manifestação pessoal disfarçada de institucional” contra o governador.

Denunciar a matança de inocentes não é “manifestação pessoal”. É defender o direito à vida e ao viver. O balão de ensaio para a barbárie iniciada pela intervenção militar no Rio de Janeiro – tão denunciada pela vereadora assassinada Marielle Franco – parece ter virado política de governo com a eleição de Witzel. A política de massacre e de abate organizada pelo governador é a instalação concreta do estado penal, mais excepcional e violento, para codificar e condicionar o comportamento e a vida do povo fluminense ao sentimento do medo. Medo de viver e de morrer.

Repudiamos a tentativa de silenciamento antidemocrático e autoritário de uma deputada estadual negra e favelada, legitimamente eleita. Não há pena de morte no Brasil. Não aceitaremos que Witzel a instale à bel-prazer.

#RenataSouzaFica #MandataRenataSouza #MandataPresente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *