Pega na mentira! As fake news de Bolsonaro e seus seguidores sobre o Coronavírus

Joice Souza – Jornalista e militante da CST-PSOl

Na busca de aplicar sua política de “salvar a economia” em detrimento da vida de milhões de trabalhadores e ignorando as recomendações da Organização Mundial de Saúde , Bolsonaro , seus filhos e seguidores disseminam várias mentiras sobre o Coronavírus para tentar convencer uma parcela da população de que não é importante cumprir a quarentena.  Desde afirmações absurdas, como a de que o vírus é uma invenção comunista, à multiplicação de postagens de perfis falsos que afirmavam que um conhecido seu havia morrido por um acidente e diagnosticado com Covid19. 

Houve todo um movimento do bolsonarismo para desacreditar os dados e a ciência com desinformações que podem custar a vida de milhares de pessoas. O presidente e seu “escritório” recorrem a mesma tática usada nas eleições : mentir, mentir e mentir. Confira algumas dessas afirmações:

“É SÓ UMA GRIPEZINHA”

Segundo os dados oficiais, mais de 42 mil pessoas morreram por Covid19 em todo o mundo. A letalidade pode até se considerada baixa em termos de porcentagens, mas a rapidez de contágio é assustadora. Na Itália cerca de 10% dos casos confirmados  resultaram em óbito. As complicações da doença são graves e dolorosas além de causar sequelas permanentes em muitos casos. É uma doença grave que nos traz projeções sombrias: segundo o estudo do Imperial Colegge London mais de 1 milhão de brasileiros podem morrer de covid19 e mesmo que façamos uma politica radical de isolamento ainda serão cerca de 40 mil mortos.  É algo seríssimo que exige politicas públicas igualmente sérias e não menosprezo por parte do presidente da Republica.

“BOLSONARO NÃO TEM CULPA SE O SUS TÁ SUCATEADO. A CULPA É DOS GOVERNOS ANTERIORES”

É  verdade que os governos anteriores aplicaram ajuste fiscal e retiraram dinheiro do SUS. Não à toa ocupamos as ruas de todo o país em 2013 exigindo dinheiro para saúde e educação e questionando os gastos da Copa e onde estava Bolsonaro naquele tempo? Ele era deputado pelo PP de Paulo Maluf partido que fez parte na base aliada do governo Dilma durante primeiro mandato e compôs a coligação  de sua campanha em 2014. Bolsonaro votou a favor da MP da Copa.

Em 28 anos como deputado, ele nunca defendeu o SUS, não tem um projeto sequer aprovado em defesa da saúde e também foi um dos votos favoráveis à EC 95 em 2016, que congelou investimentos em saúde durante 20 anos. Quando era deputado apoiou todas as medidas de retirada de verbas da saúde e quando se elegeu presidente as aprofundou:  o orçamento da saúde para 2020 contou com 9 bilhões de reais a menos que o de 2019.

“OS GOVERNOS ESTADUAIS ESTÃO INFLANDO OS NÚMEROS DE COVID19 PRA ATACAR O PRESIDENTE”

Na verdade tudo indica que os números estão subnotificados devido à insuficiência de material para fazer testes, à demora nos resultados e à politica de só testar pacientes em estado grave. Somente em São Paulo 12 mil pessoas estão na fila para testagem segundo o próprio governo do estado. Segundo a Folha de São  Paulo, desde o dia 21/03, os cemitérios de São Paulo registraram cerca de 30 enterros por dia de pessoas mortas com suspeita de Covid19 e a maioria do atestados de óbitos apontam uma pendência: o resultado do teste para coronavirus. 

Outro dado importante é o aumento de internações por  Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG (um dos sintomas mais severos do covid19, mas que também pode ser ocasionado por gripe comum)  nas ultimas três semanas. Esse número dobrou em relação ao mesmo período em 2019. Foram mais de 10 mil internações por SRAG das quais apenas  4% já foram confirmadas com COVID19 . 

“NÃO TEM DINHEIRO PRA BANCAR TUDO ISSO”

A grande mentira contada por esse governo desde seu início é a da ausência de dinheiro para garantir direitos. Foi assim pra justificar os cortes na educação e a Reforma da Previdência e é assim agora em relação ao coronavirus. Paulo Guedes fala que não sabe de onde vai tirar dinheiro pra pagar a renda de emergência para trabalhadores de baixa renda. Além  disso faz chantagem para passar seu pacote econômico anti-povo .

Mas o que Bolsonaro e Guedes não dizem é que todos os anos mais da metade do orçamento federal vai parar no Bolso dos banqueiros por meio da fraudulenta dívida púbica. Também não falam da imensa concentração de renda  no país nem de mexer no gordo fundo eleitoral que é fruto de barganhas políticas. Por isso, suspender o pagamento da Dívida, taxar as grandes fortunas e extinguir o fundo eleitoral são medidas efetivas para nos garantir dinheiro para investir em mais hospitais, respiradores, contratação de mais profissionais de saúde, EPIs, além de garantir direitos e renda para as trabalhadoras e trabalhadores brasileiros, em especial os mais vulneráveis.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *