ESTADO ESPANHOL | Confinamento sim: Todos os setores não essenciais devem continuar parados. Nem repressão, nem recentralização: Abaixo o estado de alarme!

Declaração de Lucha Internacionalista, seção no Estado Espanhol da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI). Traduzido por: Caio Sepúlveda

No último sábado 4 de abril, Pedro Sánchez anunciou a prorrogação do estado de alarme. Disse que vai durar muito tempo e que terá que voltar a ampliá-lo mais para frente, mas contraditoriamente anunciou que voltará a colocar em funcionamento – sob a pressão da patronal – os setores produtivos não essenciais a partir do dia 9. O governo PSOE-Unidas Podemos antepõem mais uma vez os interesses patronais à vida e saúde do povo trabalhador. A crise estamos pagando os trabalhadores e autônomos.

Como é possível que o confinamento seja tão importante, tanto que impuseram 330.000 multas e 2.850 prisões, em aplicação da Lei da Mordaça em três semanas, se agora querem colocar  milhões de pessoas em movimento todos os dias? O governo pretende identificar o confinamento como estado de alarme, mas isso não pode ser sustentado. Com o estado de alarme, o exército, a polícia e a Guarda Civil são levados à vanguarda da crise, com um aumento da repressão, se  recentraliza, limpam a cara das forças repressivas e mandam a mensagem de que o foco do problema é a pessoa que sai duas vezes para comprar pão, ou quem precisa andar, ou quem se desespera porque é um dos dois milhões que trabalha na economia informal e não tem outra alternativa senão sair e encontrar a vida. E não é por acaso que a repressão aumentou brutalmente, especialmente nos bairros da classe trabalhadora (Vallecas é onde foram aplicadas mais multas). O objetivo do estado de alarme não está a serviço do confinamento, mas sim da militarização das ruas . Chega de farsa! Chega de repressão!

O estado de alarme também não serviu para intervir em todos os recursos privados e colocá-los a serviço da luta contra a pandemia: seguem mais de 2.000 leitos de UTI na rede privada, segundo a própria patronal, com clínicas fechadas por ERTEs (Licenças não remuneradas), enquanto a rede pública está saturada. Não intervieram nos testes, que na rede particular são vendidos a valores entre 300 e 500 €, para colocá-los a serviço de nossos avós. Uma em cada duas pessoas mortas em Madri são idosos. Todos os recursos devem ser dedicados à frear da epidemia. O estado de alarme também não serviu para acelerar a compra de suprimentos médicos; pelo contrário, a recente recentralização causou reclamações sobre a desaceleração, em comunidades autônomas de cores políticas muito diferentes.

Confinamento: sim, de todas as atividades não essenciais! Proteção para todos as trabalhadoras, trabalhadores e autônomos, que precisam participar de atividades essenciais. Material de proteção para centros de saúde e residências de idosos. Chega de repressão nos nossos bairros, abaixo a da recentralização política: Abaixo ao estado de alarme!

E depois, um novo pacto de Moncloa?

À medida que o tempo do confinamento avança e sem atingir o auge da crise da saúde, começa-se a olhar para o futuro, o pós-coronavírus. Como vamos voltar para a rua? Como será o trabalho? Como serão os serviços públicos? Sánchez explica que estamos enfrentando a maior crise de nossas vidas e lança a proposta de novos Pactos de Moncloa. Sánchez diz que, com esses pactos, o “desastre econômico e social” foi evitado e conclui com o apelo à unidade.

Mas a realidade de outubro de 1977 era que um movimento operário poderoso não aceitava o regime monárquico herdado do franquismo, nem que o custo da crise fosse pago pelos trabalhadores: se vivia uma situação revolucionária. Por isso, os Pactos de Moncloa foram dois: o econômico, para impor uma perda de poder de compra a toda a classe trabalhadora e a aceitação de 5% de demissões livres; e o outro político, para impor o rei nomeado por Franco e negar o direito à autodeterminação dos povos.

O central do pacto era impor a desmobilização dos sindicatos e abrir a porta para a Constituição. O PCE e o CCOO eram a referência do movimento operário, por isso o pacto entre Santiago Carrillo e Suárez foi decisivo. O PCE havia demonstrado ao regime que podia impor silêncio, inclusive sufocando o grito de dor e raiva no massacre da extrema direita em Atocha, em janeiro de 1977; Havia ganhado a legalização em abril por se envolver e legitimar a bandeira franquista, tudo para poder se candidatar às eleições de junho. Em outubro, deveria estabilizar o regime e liquidar a resposta dos trabalhadores.

E, 43 anos depois, Sánchez e Iglesias – argumentando que “deve ser social” – querem outros Pactos de Moncloa. A monarquia está novamente em questão: há 40 anos como herdeira de Franco, hoje por corrupção e pela impunidade insultante da coroa, porque o regime exala a novo franquismo, e na Catalunha pela declaração de guerra em 3 de outubro de 17. De fato, o regime herdeiro de Franco hoje é tocado pela morte e o PSOE e Unidas Podemos chamam a salvá-lo. A crise econômica agora é mais profunda do que no final da década de 1970 e as consequências são mais graves. CCOO e UGT também se prestam a ser o extintor de incêndio de uma rebelião de trabalhadores. É verdade que nos últimos anos eles conseguiram impor a desmobilização, mas também são fortemente questionados. Quem seria o Carrillo hoje? Hoje, os partidos da esquerda do sistema também não têm a força para impor silêncio.

Se a unidade – para salvar o capitalismo e o regime – que Sánchez exige com os novos Pactos da Moncloa acontecer, eles esperam anos muito difíceis pelos trabalhadores, pelas cidades e o governo precisará – como fez 43 anos atrás – o barulho dos sabres . Estamos à beira de um confronto decisivo entre as classes. Não há retorno ao passado, nem economicamente nem politicamente. Este é o dilema: ou saímos desta situação com uma terrível degradação das condições de vida das massas e com um regime policial ou vencemos a Monarquia, abrimos a liberdade aos povos e avançamos em direção a uma solução da classe trabalhadora, a do socialismo. E raramente na história, essa escolha ocorre ao mesmo tempo em quase todos os estados do planeta: esta é uma crise internacional.

E como nos preparamos? 

Impulsionando a máxima unidade de sindicatos, organizações políticas e movimentos que denunciam a política do governo e se colocam ao lado do povo trabalhador, em defesa da saúde e dos serviços públicos, contra os cortes e as privatizações e contra a repressão. Como as plataformas por um Plano de Choque ou a plataforma 3 de outubro.

A luta já começou agora, apoiando expressões de resistência: somos todos Guillén, gritam as enfermeiras do hospital 12 de Octubre, em Madri; Rejeitamos a ERTE, diz a plataforma de luta da Alsea dos trabalhadores da rede Hoteleira; Renovação de contratos, exigem os doutorandos das universidades catalãs à Generalitat … Cada luta deve ser nossa e teremos que ver como expressá-los também no 1º de maio. Como na Itália, a reativação de setores produtivos não essenciais pode colocar a exigência de uma greve em cima da mesa. Com a denúncia da repressão, da lei da mordaça e da militarização de nossas ruas.

O governo e a patronal nos falarão sobre reconstrução, sobre o impacto econômico, em termos de que a classe trabalhadora mais uma vez aceite pagar a conta, uma conta multimilionária adicionada a uma dívida pública que já ultrapassa 1,2 bilhão de euros, 95,5% do PIB. E a luta deve se opor com um plano de emergência para sair da crise: com o fortalecimento dos serviços públicos, começando pelos serviços sociais e de saúde. Precisamos recuperar o controle dos serviços básicos (água, eletricidade, habitação …) com apenas um objetivo: nacionalização sob o controle dos trabalhadores.

Por ser necessário criar empregos públicos, defender salários e aposentadorias,  esse plano é incompatível com o pagamento da dívida. E, como a dívida e a crise são um problema de dimensões globais, para que a saída dessa crise seja paga pelos capitalistas e não pela classe trabalhadora e pelos povos, essa luta será necessariamente internacional. Todo o mundo é imprescindível para essa luta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *