ESTADOS UNIDOS | Trump foi derrotado!

Após uma longa apuração, se confirma que o presidente ianque, Donald Trump, perdeu as eleições. Compartilhamos a felicidade que ocorre por parte da maioria do povo estadunidense e em grande parte dos trabalhadores, movimentos antirracistas, movimento de mulheres e a maioria do movimento de massas pelo mundo. Nas eleições, saiu derrotado o presidente e magnata da ultradireita imperialista, machista e racista. Foi derrotado o representante da extrema direita que negou a pandemia do coronavírus, desmantelou o sistema de saúde e defendeu a política que assassinou George Floyd, além de submeter os povos do mundo aos seus planos de ajuste fiscal. Trump era o presidente do capitalismo imperialista, que só oferece fome, desigualdade social e ameaça o planeta com a destruição ambiental.

A derrota de Trump não implica nenhuma expectativa em Joe Biden, um político patronal de outro partido imperialista como é o Partido Democrata. Um partido que governou com Obama e não só não solucionou nenhum problema dos trabalhadores, dos negros e negras e do povo pobre, mas, diante da crise capitalista de 2008, salvou as multinacionais e impulsionou também os planos de ajuste no resto do mundo. Por isso, apostamos que o povo estadunidense siga mobilizado pelas suas pautas e contra o novo governo capitalista. Não por acaso, governadores do PSDB, como Dória, saudaram Biden e o mesmo se pode dizer da cobertura da nefasta Rede Globo em favor dos democratas.

Neste momento, o presidente Bolsonaro e outros presidente ultrarreacionários também sentem essa derrota eleitoral vinda dos EUA. Devemos seguir o exemplo do movimento negro e do povo trabalhador dos EUA, que realizaram fortes protestos nos últimos meses. Apostamos que essa derrota possa fortalecer as batalhas nas ruas e protestos sociais no Brasil. Um primeiro passo é ocupar as ruas e fortalecer as pautas feministas no dia 08/11 em solidariedade a Mari Ferrer.

Assinam:
Vereador Babá, candidato à reeleição no Rio de Janeiro
Bernarda Thailana, Candidata a vereadora em Niterói
Eduardo Protazio, candidato a vereador em Belém
Natália Granato, candidata vereadora em BH
Corrente Socialista de Trabalhadores e Trabalhadoras – Tendência do PSOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *