Resoluções do VII Congresso da UIT-QI: Apoio às lutas dos povos em todo o mundo

O VII Congresso Mundial da UIT-QI votou um conjunto de resoluções de apoio às lutas dos povos em todo o mundo. Ao mesmo tempo, se decidiu pela realização de uma série de campanhas internacionais. Destacamos, a seguir, algumas das mais importantes resoluções aprovadas.

  • Sobre os dez anos das revoluções do norte da África e do Oriente Médio se resolveu realizar um ato virtual internacional da UIT-QI em 16 de janeiro de 2021 com a participação de dirigentes da região
  • Sobre a defesa dos sistemas públicos de aposentadorias e pensões, considerando que uma parte da ofensiva imperialista contra a classe trabalhadora mundial se dá com os cortes e a privatização dos sistemas públicos de aposentadorias por parte dos governos burgueses, o congresso resolveu chamar todos os revolucionários e revolucionárias a lutar por pensões 100% públicas e com distribuição digna, com um salário adequado ao custo de vida, e a lutar pela nacionalização dos fundos privados sob controle dos aposentados e pensionistas.
  • Em relação à tragédia dos emigrantes venezuelanos que morrem nas costas de Trinidade e Tobago, como consequência das terríveis condições de vida do povo trabalhador impostas pelo governo de Maduro e pela direita patronal pró-imperialista que apoia as sanções criminosas de Trump contra o povo venezuelano, se decidiu por repudiar o pacote de ajuste do governo de Maduro, repudiar as sanções impostas pelo imperialismo norte-americano que agravam a crise humanitária e social na Venezuela, assim como repudiar a política migratória reacionária do governo de Trinidade e Tobago.
  • Contra o racismo. Considerando que a luta contra o racismo é parte integrante da luta contra o capitalismo, pela unidade da classe trabalhadora a nível mundial e pelo socialismo, se decidiu por continuar participando ativamente das lutas antirracistas no mundo, contribuindo para uma perspectiva socialista e postulando uma alternativa política de independência de classe. Para isso, a UIT-QI realizará um fórum público sobre a luta antirracista internacional.
  • O VII Congresso Mundial da UIT-QI também decidiu por continuar manifestando solidariedade com a luta do povo saarauí. Para isso, participaremos das mobilizações em apoio à luta do povo saarauí, denunciando tanto a ditadura marroquina como o papel do imperialismo e da ONU. Ao mesmo tempo, se decidiu por repudiar o reconhecimento de Trump à soberania marroquina sobre o Saara Ocidental.
  • Sobre a luta do povo haitiano, o congresso aprovou apoiar a luta do povo haitiano contra o regime ditatorial de Jovenel Moïse. Fora Jovenel Moïse! Fora o Core Group e o imperialismo do Haiti! Que o povo haitiano tome as rédeas de seu próprio destino! Solidariedade internacionalista com a luta do povo haitiano!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *