Argentina: Ato da Frente de Esquerda em frente ao laboratório que produz vacinas contra covid19

por Eduardo R

30 de março de 2021

Esquerda Socialista no Ato da Frente de Esquerda Unitária em frente ao laboratório de mAbxience de Hugo Sigman

Na segunda-feira, 29 de março, a Frente de Esquerda Unitária realizou um ato em frente ao laboratório mAbxience (grupo Insud-Pharma) do milionário Hugo Sigman, em Garín, província de Buenos Aires, onde são fabricados milhões de doses da vacina AstraZeneca, porém nenhum permanece no país.

As principais figuras dos partidos da FIT-U se manifestaram em repúdio ao negócio capitalista que gira em torno das vacinas contra a Covid19. Enquanto no mundo há escassez de vacinas, atrasando todos os planos de imunização, sendo a Argentina um dos países afetados, existem laboratórios que mantêm negócios secretos com o governo para a fabricação da vacina.

Neste caso, na Argentina, o laboratório mAbxience produz a vacina AstraZeneca de Oxford. É produzido um lote de 24 milhões de doses mensais que são enviadas ao México para a empresa do bilionário Carlos Slim (magnata dono da operadora internacional de telefonia Claro), que tem desacelerado o circuito por falta de material para embalagens. E para os Estados Unidos, onde Joe Biden retém milhões de doses, já que a vacina de Oxford ainda não está licenciada no país.

Nós da FIT-U denunciamos a cumplicidade do governo de Alberto Fernández em realizar este negócio no marco de uma crise global de vacinas em meio a uma pandemia. Soma-se ao fato de que uma segunda onda está se aproximando no país, e a primeira dose ainda não foi dada a todos os profissionais de saúde e trabalhadores essenciais, e nenhuma dessas milhões de doses permanecem no país.

 Esquerda-Direita: Nicolás Del Caño (PTS), Juan Carlos Giordano (IS), Vilma Ripoll (MST), Gabriel Solano (PO), Rubén Pollo Sobrero (IS), Mercedes de Mendieta (IS), Pablo Almeida (IS)

Nesse sentido, os deputados nacionais Juan Carlos Giordano (IS-FITU) e Nicolás del Caño (PTS-FITU), apresentaram ao Congresso um projeto de lei para declarar “o laboratório de mAbxience de utilidade pública, e que se utilize grande parte dessas doses em nosso país, e o governo implemente uma produção massiva de vacinas com os laboratórios públicos e privados que fazem os recipientes ” (JC Giordano).

 

leia também: http://cstpsol.com/home/index.php/2021/04/03/projeto-de-lei-contra-as-patentes-na-argentina/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *