Reitoria da UFRJ: inadequado é governo, não painel do nosso sindicato!

 

Todos contra Bolsonaro: nossa solidariedade as ações do SINTUFRJ

Toda a comunidade universitária, os trabalhadores do serviço público, estudantes, cientistas devem estar juntos contra o genocídio que o presidente Bolsonaro impõe no país nesse exato momento. E por isso estamos juntos com as ações do nosso sindicato, o SINTUFRJ e nossa federação a FASUBRA em oposição ao governo da extrema direita e seus aliados no congresso nacional.

Isso é ainda mais importante devido as posturas autoritárias do governo Bolsonaro recheado de militares que busca atacar o pensamento crítico, a liberdade de manifestação e a livre organização sindical.

Em função disso, rechaçamos todo e qualquer tipo de tentativa de censura contra o painel de LED instalado por nosso sindicato no campus da praia vermelha, onde são exibidas denúncias contra este governo criminoso quando mais se registram mortes no país e quando o serviço público e os seus servidores são mais exigidos.

Rechaçamos igualmente a postura covarde da reitoria da UFRJ, que ao invés de demonstrar solidariedade à categoria, publica uma nota em que tenta se afastar da ação corajosa dos seus trabalhadores e trabalhadoras, o que demonstra, uma vez mais, a perigosa aproximação da administração central da UFRJ com esse governo (do mesmo modo que o fez no caso da Ebserh no HU da UFRJ). A reitoria, ao invés de denunciar o governo e convocar a comunidade a somar esforços para mudar o quadro atual, acaba de considerar “inadequada a instalação do painel” de LED no campus praia vermelha. A reitoria da UFRJ envergonha a comunidade universitária ao tentar desqualificar nossa luta e os posicionamento do SINTUFRJ, que também é o mesmo posicionamento da ADUFRJ e do DCE UFRJ.

Em que pese as profundas e bem delineadas diferenças públicas que temos com a atual direção do SINTUFRJ, não podemos deixar de destacar que o Sindicato é um instrumento legítimo e necessário para a organização da luta dos trabalhadores e das trabalhadoras técnico e técnica-administrativas. Ao mesmo tempo seguimos em nossa unidade de ação com a atual diretoria do sindicato e os demais grupos que em nossos fóruns se posicionam contra Bolsonaro.

É necessário que a direção do Sindicato convoque urgentemente uma assembleia geral da categoria para debater estes ataques. Nesta assembleia é importante se votar um ato unificado com os quatro segmentos (técnicos, estudantes, professores e terceirizados) na praia vermelha. Um ato que possa catalisar a insatisfação da categoria não só contra mais este ataque, mas contra todo o estado de coisa a que trabalhadores e trabalhadoras têm sido submetidos.

 

Combate Sindical, Oposição da CSP-CONLUTAS no SINTUFRJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *