05/08 – Mercedes Petit no evento Trotski em permanência!  

Entre os dias 2 e 6 de agosto se realiza o evento online Trotski em permanência. Se trata de uma atividade vinculada ao II Encontro Internacional Leon Trotsky 2020, que foi adiado por conta da pandemia e será realizado tão logo seja possível. O I encontro foi realizado em Havana, em 2019, organizado pelo marxista cubano Frank Garcia.

No dia 05 de agosto, 19h, ocorre a mesa “História do Trotskismo” que contará com a participação de Mercedes Petit, dirigente da Esquerda Socialista (Frente de Esquerda e dos Trabalhadores – Unidade, na Argentina) e da UIT-QI (Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional). Também compõe essa mesa de debates virtual o historiador Jose Marques Neto e Serge Goulart (da corrente Esquerda Marxista/PSOL) e o moderador será o companheiro Marcio Lauria Monteiro.

Mercedes Petit tem uma longa trajetória no movimento trotskista internacional. Após o Golpe Militar de 1976 na Argentina compartilhou o exilio com Nahuel Moreno na Colômbia até 1982, colaborando em tarefas de elaboração teórica e de formação de quadros. Militou no Brasil em 1984/85 na Convergência Socialista que atuava no interior do PT, da CUT, UNE e UBES. Em 2001, visitou o Brasil, realizando escolas de formação marxistas da CST. Em meados dos anos 2000 colaborou na construção de organizações trotskistas na Venezuela.

Dentre seus trabalhos destacamos as obras “Conceitos Políticos Básicos” em 1986 e Nossa experiência com o Lambertismo em 1985 em conjunto com Nahuel Moreno. Mais recentemente foram publicados “Apontamentos para a História do Trotskismo” em 2005 e “Mulheres Trabalhadora e Marxismo” (com Carmem Carrasco) em 2009.

Mercedes Petit escreve periodicamente artigos sobre a história do movimento operário e do marxismo revolucionário no jornal El Socialista (www.izquierdasocialista.org.ar). Além de artigos sobre as frentes populares, a origem e desenvolvimento do PT, a revolução Cubana e o Partido Comunista, dentre outros temas, na revista Correspondência Internacional (www.uit-ci.org e www.cstpsol.com).

Veja aqui a programação completa do evento online Trotski em permanência: https://www.facebook.com/cstpsol/posts/4464366780273027?__tn__=%2CO*F. Participe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *