O que é trotskismo?

Por José Castillo, Líder da Esquerda Socialista / FITU da Argentina para El Socialista

 

O crescimento da Unidade Frente de Esquerda na Argentina, uma aliança de quatro partidos (Izquierda Socialista, PTS, PO e MST), que se reivindicam a esquerda trotskista, nos levou a encontrar muitos novos companheiros que nos perguntam do que se trata e se nossa proposta é realizável. Além disso, alguns meios de comunicação deram sua interpretação sobre o trotskismo.

A Unidade da Frente de Esquerda vem realizando uma eleição histórica. Não só porque pela primeira vez terá uma bancada de quatro deputados nacionais, mas pelo seu crescimento nos setores operário e popular. Isso se expressa no bom desempenho nos subúrbios de Buenos Aires, onde pela primeira vez teremos vereadores em vários municípios. E também na grande eleição da Unidade FIT de Jujuy [provincia do noroeste da Argentina]. Preocupados com esse crescimento da esquerda, os partidos patronais, e até mesmo a mídia oficial, alertam que se trata de “partidos trotskistas”, com propostas “utópicas” e “impraticáveis”. Muitos colegas de trabalho, de estudo ou de bairros populares, que votaram em nós, chegam hoje e nos perguntam: o que é isso de “trotskismo”? E, finalmente, o que propomos?

Quem somos

Os trotskistas são, simples e simplesmente, socialistas revolucionários. Viemos, sim, da tradição marxista de Leon Trotsky, o grande revolucionário russo, que juntamente com Lênin, liderou a revolução russa de 1917. E que mais tarde enfrentou a burocratização realizada por Stalin, que acabou transformando aquele imenso processo em uma feroz ditadura e até traindo revoluções em outras partes do planeta. Precisamente por liderar a oposição de esquerda, Leon Trotsky fundou a Quarta Internacional em 1938. Ele foi finalmente assassinado pelos capangas de Stalin no México em agosto de 1940.

Os trotskistas, então, são os que continuam lutando por um socialismo com democracia para os trabalhadores da Argentina e do mundo.

Nos diferenciamos de outras expressões de esquerda por não nos unirmos aos partidos patronais. Nem apoiamos seus governos. Essa é uma grande diferença do que os partidos comunistas têm feito e fazem, sempre em busca do “partido burguês progressista”, “anti-imperialista”, “antifascista” ou “nacional e popular”, segundo os momentos históricos. Assim, por exemplo, em nosso país, atualmente, tanto o Partido Comunista, quanto o PTP ou PCR (uma variante maoísta promovida pelo CCC), apóiam o governo peronista de Alberto e Cristina Fernández.

Os trotskistas, por outro lado, recusam-se, por exemplo, a votar nas leis da burguesia e a ser cúmplices em seus planos de ajuste, no saque de nossas riquezas ou na repressão aos setores populares. Somos pela independência política da classe trabalhadora. Por isso não temos nada a ver com isso e denunciamos a falsa esquerda, que em nosso continente é representado pelo chavismo [na Venezuela], o PT de Lula [no Brasil], a Frente Ampla do Uruguai, o MAS de Evo Morales [na Bolívia] e outras expressões semelhantes. Proclamam a conciliação de classes, realizando governos de duplo discurso (dizer uma coisa “pela esquerda” e depois fazer políticas que beneficiam as multinacionais, os banqueiros e o imperialismo), que acabam por ajustar e reprimir a classe trabalhadora e o povo e que negam as bandeiras do socialismo que proclamam falsamente. Os trotskistas são a esquerda que nada tem a ver com todas essas expressões políticas.

O que propomos?

Nós, por outro lado, somos os que afirmam que o capitalismo é como um câncer para a humanidade e para o planeta, e que enquanto ele existir não há solução fundamental para nenhum dos problemas que enfrentamos. É por isso que promovemos todas as lutas contra a exploração, a miséria, a opressão patriarcal das mulheres e dos dissidentes de gênero, a pilhagem dos recursos das pessoas ou do meio ambiente. Estamos absolutamente convictos de que qualquer triunfo parcial obteremos (e pelo qual, claro, lutamos diariamente), nunca será final até que tenhamos acabado com o sistema capitalista-imperialista. E que para isso devemos expropriar os grandes capitalistas, as multinacionais e os bancos, colocando todos esses recursos sob o controle dos trabalhadores.

Nós, trotskistas, somos também os mais consistentes defensores da mais ampla democracia para os trabalhadores e o povo, de que tudo é decidido pela base, nas assembleias ou nas organizações criadas pelos próprios trabalhadores. Por isso, lutamos incansavelmente contra a burocracia sindical e lutamos por novas lideranças nos sindicatos e no local de trabalho.

E também somos nós que afirmamos que, como o capitalismo imperialista é um sistema mundial de exploração, a luta também deve ser enfrentada dessa forma. Claro que sabemos que lutas e revoluções começam em algum lugar e têm as peculiaridades locais e históricas de cada país. Mas temos a convicção de que cada mobilização que explode ou triunfa em qualquer parte do mundo nos deixa mais fortes para nossas próprias lutas. Por isso apoiamos e somos solidários com todas as lutas do mundo. E também levantamos a necessidade de construir uma organização internacional baseada na união dos revolucionários do mundo. Esta é a tarefa que promovemos desde a Esquerda Socialista e a Unidade Internacional de Trabalhadores e Trabalhadores/Quarta Internacional (UIT/QI).

Qual é o nosso programa?

Nós, socialistas revolucionários, lutamos por um programa alternativo, operário e popular, que pode ser colocado em ação imediatamente, aqui e agora. Nossas propostas não são utópicas de forma alguma. Pelo contrário, dizemos que utópico é continuar com o saque, a exploração, o pagamento das dívidas ao banqueiros e afirmar que assim haverá prosperidade para os trabalhadores.

Os trotskistas acreditam que somente com a mobilização popular e dos trabalhadores seremos capazes de realizar mudanças fundamentais. Não acreditamos em soluções parlamentares ou no apoio a medidas por parte dos governos patronais.

Ao contrário, dizemos que devemos lutar para deixar de pagar dívidas externas usurárias [com juros exorbitantes], imorais e ilegais e que devemos romper com o FMI, aquele órgão cuja única função é nos impor planos de ajuste. Que grandes e reais impostos devem ser cobrados dos grandes empresários e de suas fortunas. Que devemos nacionalizar os bancos e o comércio exterior e que os privatizados devem ser renacionalizados e colocados em funcionamento sob a gestão de seus próprios trabalhadores e organizações de usuários. Que um grande plano de obras públicas deve ser implantado, começando pela construção de moradias populares. Em última análise, postulamos que os grandes empresários, os ricos e o imperialismo deixem de controlar a política e a economia.

E tudo isso para quê? Para que os trabalhadores vivam com dignidade, com salários e pensões que atendam ao necessário, com saúde de qualidade e educação pública e para todos e cada um, com moradia adequada para cada núcleo familiar.

Para avançar neste caminho, nós, trotskistas, pedimos aos trabalhadores que parem de apoiar o peronismo e outras variantes dos patrões. Promovemos a construção de um partido revolucionário como a Esquerda Socialista, que clama pelo fortalecimento da Unidade da Esquerda, na Unidade FIT, como uma nova alternativa política.

Em suma, a proposta da esquerda trotskista é que quem nunca governou governe: os trabalhadores, a juventude e o povo, e não os empresários, os ricos e os privilegiados, os responsáveis ​​pela crescente pobreza e decadência do país. Conseguir uma Argentina Socialista e começar a organizar a economia de forma socialista, propondo a partir daí a união de todos os povos explorados e oprimidos da América Latina e do mundo.

 


 

Leia também:

Prólogo da obra O Partido e a Revolução – Teoria, Programa e Política: Polêmica com Ernest Mandel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *