Correspondência Internacional 48 – Afeganistão

Apresentação

Esta nova edição da revista Correspondência Internacional dedica uma parte importante à dura derrota política e militar que o imperialismo estadunidense sofreu no Afeganistão. Por isso, a capa desta edição é a foto que ficará para a história e que mostra as cenas dramáticas do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, que correram pelo mundo. Milhares de afegãos e afegãs desesperados tentando subir em um avião militar, a imagem mais evidente da derrocada do imperialismo estadunidense. Após 20 anos de sua invasão, deixam o país afundado em um desastre.

Os ianques e seus aliados da OTAN tiveram que deixar o Afeganistão e ficaram os talibãs, que voltaram ao poder. Instalaram um governo ditatorial ultrarreacionário, que já começou a reprimir as mulheres afegãs. Essa derrota do imperialismo ocorre no momento da mais grave crise econômica capitalista mundial, agravada pela pandemia de Covid-19. Cresce o desemprego, a fome e a queda do nível de vida das massas. Os governos capitalistas que aplicam ajustes e cortes de orçamento para áreas sociais sofrem um desgaste ao calor da raiva operária e popular. Vários desses temas são desenvolvidos nesta edição, nas seções sobre Argentina, Cuba, Chile ou Peru. Há, também, notas sobre os incêndios florestais que atingem a Europa e outras regiões, mostrando a gravidade da crise ambiental.

Nesta edição, destacamos a Argentina, com notas sobre a derrota eleitoral do governo peronista e o êxito da Frente de Esquerda, que terminou como terceira força nacional. Esse avanço da FIT-U, na perspectiva da luta de classes do país e da América Latina, é fundamental na luta para fortalecer uma alternativa de direção socialista revolucionária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *