Vem construir uma chapa Alternativa no SINTUFRJ!

Plenária do COMBATE sobre eleição do SINTUFRJ: Dia 03/03, 14h

 

Por uma nova direção classista e combativa no SINTUFRJ, sem pelegos!

O SINTUFRJ possui uma péssima direção que está desacreditando nosso sindicato. A paralisia do SINTUFRJ levou muitos colegas a se desfiliar da entidade. Enquanto avança o arrocho, a privatização e nosso diretos são ameaçados, não temos uma representação. Na hora do aperto vc já viu algum diretor do sindicato mobilizando de verdade sua unidade?

Sindicato é pra lutar, não é pra conciliar com a reitoria ou pra garantir privilégio de burocratas parasitas (alguém sabe o que eles fazem com a mensalidade sindical?). Precisamos recuperar nosso sindicato, derrubar os pelegos do Ressignificar (DS/PT-CUT, majoritária da Fasubra), para retomar o caminho da mobilização e da democracia sindical. É preciso dar um basta no imobilismo e nos diretores afastados da base.

Esse é o caminho para derrotar Bolsonaro nas ruas, priorizar a campanha salarial, brigar por mais verbas pra UFRJ, defender nossas 30h sem imposição autoritária de ponto eletrônico, organizar um movimento em defesa do HU e barrar a privatização. Para isso ao lado de exigir que seja convocado um comando de mobilização com representantes de cada unidade, vamos construir uma chapa alternativa, classista e combativa, para as eleições do SINTUFRJ.

A atual gestão quer se perpetuar no poder! Fiscalize e participe!

Eles impuseram um regimento eleitoral fraudulento para as eleições do Sintufrj para dificultar que a base possa se inscrever e participar da eleição. Legalizaram até um duplo voto para algumas pessoas (numa eleição democrática toda pessoa tem direito a um voto). Querem se perpetuar no poder e se encastelam na entidade. Na última assembleia nós do COMBATE fomos a única voz q se levantou frontalmente contra o regimento eleitoral. Tudo é pra q os mesmos grupos se revezem no poder. Precisamos do seu apoio para superar travas antidemocráticas e inscrever uma chapa alternativa, contra tudo isso que está aí.

 Nem o presente como está, nem o passado como era!

Queremos inscrever uma chapa pra mudar radicalmente tudo. Não queremos a atual gestão Ressignificar (DS-CUT/) e nem o retorno da velha gestão da Tribo (Articulação-PT/CUT). A gestão passada também era ruim: boicotando as greves (várias vezes a base se revoltou e derrotou os desmontes de greve), sem prestação de contas das finanças, assembleias antidemocrática. Esse grupo (Tribo) é a direção da CUT, das federações e sindicatos há décadas burocratizando entidades e travando lutas. Sempre preocupados com cargos Ministeriais ou nas Pró-Reitorias, fazendo pactos sociais e sustentando o regime capitalista.

Por uma oposição que se oponha de verdade!

Nas últimas eleições dos órgãos colegiados a DS/CUT Ressignificar (atual gestão) e a Tribo/CUT (gestão passada) se uniram num chapão conjunto. A Tribo que se diz “oposição” estava junto com a situação. Infelizmente a maioria dos coletivos embarcou nessa canoa burocrática. Mas se estavam todos juntos contra quem eles dizem que vão se opor no Sintufrj? Isso ocorreu porque Tribo e DS compartilham a direção majoritária da CUT e FASUBRA. Felizmente houve uma chapa alternativa que nós do COMBATE integramos. É o que temos de fazer agora para as eleições do sindicato.

Colegas da UP, PCB, Iniciativa e PSTU: façamos juntos uma chapa alternativa!

Infelizmente os camaradas de luta da UP, PCB, Iniciativa e PSTU estão construindo um chapão com a Tribo/CUT. A composição com a Tribo é um erro. Uma chapa liderada pelos camaradas da UP, PCB, Iniciativa e PSTU teria peso e empolgaria. Foi isso que vimos nas chapas alternativas de 2015 e 2017. O COMBATE está à disposição de compor uma chapa sem pelegos, mas não visualizamos um programa comum com a Tribo/CUT: o que vamos dizer das manifestações nacionais que eles não convocam? Do CONCLAT eleitoreiro para lançar a frente ampla com os representantes dos patrões? Da gestão passada? Ainda há tempo de refletir e abandonar a Tribo/CUT e construir uma chapa alternativa.

Chega de falsa polarização entre DS e Tribo!

Nos dirigimos aos trabalhadores insatisfeitos com os quais dialogamos nos locais de trabalho. Se você servidor pensa assim como nós do COMBATE, não aguenta a falsa polarização onde os pelegos falam podres das gestões atuais e passadas, então você pode construir uma opção. Vamos batalhar para superar os entulhos autoritários do atual regimento e construir uma chapa alternativa. Não oferecemos nomeações, cargos nem privilégios. Convidamos você, trabalhadora e trabalhador, pra uma batalha. Se inscrevermos uma chapa podemos disputar a eleição e virar o Sintufrj do avesso, mudando tudo. Vem com a gente e colabore nessa missão.

 

Entre em contato: Raquel Polydoro (PV): (21)988948430 e Val Ribeiro (fundão) 91623964

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *