O Polo Socialista e Revolucionário realiza lançamentos de suas pré-candidaturas

Claudia Gonzalez, Coordenação CST

O Polo Socialista e Revolucionário realizou fortes lançamentos de suas pré-candidaturas em vários estados com a presença da pré-candidata à presidência Vera Lúcia.

No lançamento do Rio de Janeiro, todas as organizações que compõem o Polo (PSTU, CST, MRT, Iniciativa Socialista, Emancipação Socialista, Política Revolucionária, Contrapoder e Coletivo de petroleiros socialistas) fizeram intervenções. Cyro Garcia apresentou sua pré-candidatura ao governo do estado. A CST apresentou as pré-candidatura de Bárbara Sinedino ao Senado, Babá a deputado federal, Bruno da Rosa e Bernarda Thailania a deputados estaduais. Teve destaque a presença de uma delegação de operários da CSN, que enfrentou uma dura luta, apoiada ativamente pelo Polo. As pré-candidaturas do RJ denunciaram o governo de Cláudio Castro pela crítica situação do estado em relação ao alto desemprego, à miséria e à violência policial racista orquestrada nas favelas e periferias da capital. Afirmaram, também, que a articulação da chapa Freixo-César Maia, que apresenta um projeto burguês, não será solução para a classe trabalhadora e o povo pobre do estado.

O lançamento em Belém (PA), contou com a presença de representantes do SINTSEP-PA, STICMB, SINDTIFES, de grevistas da UFPA e coletivos de juventude. Apresentou-se a pré-candidatura do dirigente da construção civil Cleber Rabelo para o governo do Pará. O professor João Santiago, da CST, apresentou sua pré-candidatura ao Senado. As intervenções denunciaram o processo de privatização das empresas públicas como a Celpa, Petrobras, Eletrobras e Vale. Destacou-se também o apoio à greve dos servidores e docentes da UFPA.

A CST também participou do lançamento da pré-candidatura ao governo de São Paulo de Altino Prazeres, onde se destacou a presença de setores de ocupações urbanas e representantes de importantes lutas operárias metalúrgicas. O pré-candidato a deputado estadual Diego Vitello fez uma saudação pela CST. Em Porto Alegre (RS), a CST deixou seu recado de apoio à pré-candidatura da companheira Rejane de Oliveira a governadora do Rio Grande do Sul. Em Belo Horizonte (MG), a CST interveio apoiando as pré-candidaturas da companheira Vanessa Portugal ao governo e a professora Dirlene Marques a senadora, além de apresentar a pré-candidatura de Cindy Ishida para deputada federal.

Os lançamentos apresentaram a pré-candidatura a presidente de Vera Lúcia e um programa de contraponto ao projeto burguês da frente ampla para ativistas e militantes da esquerda independente que rejeitam a conciliação de classes. Também significaram um encontro dos setores políticos que vêm atuando unificadamente em diversas ações sindicais, das mulheres, da juventude, da negritude, dos LGBTQIA+. Representantes desses setores deram seu recado, refletindo as diferentes lutas que vêm acontecendo, como as recentes greves dos garis, dos metalúrgicos da CSN, da educação de MG, das universidades, das mobilizações dos petroleiros, das ocupações por moradia, das lutas no campo, etc.

Assim, o Polo Socialista e Revolucionário deve ser uma alternativa das e dos lutadores e da esquerda independente para unificar nas ruas as demandas de nossa classe e nas eleições enfrentar Bolsonaro e o projeto burguês da chapa Lula/Alckmin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *