Turquia: Os trabalhadores da Termokar lutam por seu direito à sindicalização!

por Partido da Democracia Operária (IDP), seção da UIT-QI na Turquia

05/07/2022. Desde fevereiro de 2017, os trabalhadores da Termokar estão lutando para se sindicalizarem em Birleşik Metal-Iş, uma filial da DISK, assim como por seus direitos de filiação na fábrica da Termokar, que opera na Zona Industrial Organizada de Manisa. A luta pela sindicalização na Termokar já leva quase 5 anos.

Muitos trabalhadores contraíram o vírus da Covid-19 e ameaçaram paralisar a produção. A resposta da direção foi colocar 25 deles em licença não remunerada. Os trabalhadores da Termokar voltaram a atuar depois desse ataque. Os protestos iniciaram em junho de 2021 e os trabalhadores foram vitoriosos em 10 dias, conseguindo que aceitassem suas demandas, e voltaram aos postos de trabalho.

Por último, o empresário da Termokar transferiu os líderes dos trabalhadores a uma nova planta para demiti-los com mais facilidade. A gerência os pressionou para que assinassem um documento falso, declarando que aceitavam o acordo, e demitiram 4 deles, que se negaram a assinar o documento sob pressão. Os trabalhadores demitidos anunciaram que iniciariam um protesto em frente à fábrica no dia 30 de junho de 2022, junto com a seção de Izmir do Birleşik Metal-Iş.

A Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI), manifesta sua solidariedade com a luta dos metalúrgicos da Termokar e tem enviado mensagens e declarações de apoio de dirigentes sindicais e políticos das distintas seções da UIT-QI. Chamamos a mais ampla solidariedade com essa luta operária da Turquia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *