Turquia | Condenamos o atentado terrorista em Taksim! Não deixemos que se crie um clima de medo!

Por Partido da Democracia Operária (IDP), seção turca da UIT-CI

 

14 de novembro de 2022

 

Condenamos o atentado a bomba na Avenida Istiklal [perto da Praça Taksim], em Istambul, como um ato brutal de terrorismo. Há 6 mortos e dezenas de feridos. Oferecemos nossas condolências aos que perderam entes queridos e desejamos uma rápida recuperação aos feridos.

 

Tais ataques criarão uma atmosfera de opressão semelhante à vivida pelo povo do país em 2015-16 e prejudicarão a unidade e a luta dos/as trabalhadores/as.

 

Além disso, as práticas governamentais de “proibição de publicação” [censura] e de restrição do acesso à Internet, que não têm outro propósito senão arrastar a sociedade para uma atmosfera de medo e usurpar a liberdade de informação do público, devem acabar imediatamente. E antes da “proibição”, o governo precisa explicar por que não conseguiu impedir esse ataque com todo o aparato de inteligência disponível.

 

O principal dever do governo deve ser proteger a vida de seus cidadãos. No entanto, a política externa aventureira e agressiva do governo deixou o país suscetível a esses tipos de ataques, como já vivenciamos no passado.

 

Ao mesmo tempo, como vimos em 2015-16, o governo não realizou uma investigação eficaz sobre os autores dos ataques terroristas e os verdadeiros responsáveis não foram levados à justiça. Para evitar que algo semelhante aconteça em relação ao atentado em Taksim, a investigação deve ser executada de forma transparente, sem restringir a liberdade de informação do público. Caso contrário, o atual governo será politicamente responsável pelo ambiente de tensão e de medo que tomará conta da sociedade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *