Solidariedade internacional com a rebelião das mulheres e do povo do Irã

Por Imprensa UIT-CI

Lideranças feministas, personalidades de destaque, artistas e celebridades somaram-se ao apoio às mulheres e ao povo do Irã, postando vídeos nas redes sociais em que cortam o cabelo junto com o slogan “mulheres, liberdade, vida”. Ocorreram também ações de protesto ao redor do mundo, nas embaixadas e consulados iranianos, em solidariedade às mulheres e ao povo do Irã, que lutam contra o regime ditatorial.

Em Londres, os protestos foram realizados na embaixada iraniana, onde os manifestantes foram reprimidos. Em Berlim, mais de 80 mil pessoas se mobilizaram pelas ruas da cidade, num protesto que mobilizou manifestantes de Estocolmo, Londres, Bruxelas, Paris e Zurique. Na França, atrizes fizeram um vídeo cortando os cabelos, entre elas Marion Cotillard (Annette) e Juliette Binoche (High Life), além de uma grande manifestação em Paris, também reprimida pela polícia, que prendeu dezenas de pessoas. Do mesmo modo, no Estado espanhol atrizes como Penélope Cruz, Blanca Portillo e Alba Flores, entre outras, seguiram o exemplo das artistas francesas e se somaram aos protestos em Barcelona e Madri, que reuniram centenas de manifestantes. Na Itália, o artista Alexandro Palombo pintou um mural em frente ao consulado iraniano em Milão com a icônica personagem da animação Os Simpsons, Marge, com uma tesoura na mão e uma grande mecha de seu característico cabelo azul. Todas essas ações foram replicadas em outras cidades como Atenas, Istambul, Genebra, entre outras.

Do outro lado do Atlântico também houve manifestações de apoio. A atriz Angelina Jolie publicou uma declaração de solidariedade. Ocorreram ações em prédios públicos em Washington, Estados Unidos. Na América Latina, foram realizadas ações no México, no Chile e na Argentina, com atos e manifestações em embaixadas e consulados. No parlamento da Cidade de Buenos Aires, Argentina, a deputada Mercedes Mendieta, da Esquerda Socialista/UIT-CI, cortou o cabelo em solidariedade à luta travada pelas mulheres iranianas ao tomar posse.

Nós, da UIT-CI, defendemos a continuidade e ampliação das ações unitárias de solidariedade à luta das mulheres, da classe trabalhadora e do povo do Irã. Basta de violência e criminalização das mobilizações! Liberdade para as presas e os presos políticos! Chega de opressão patriarcal. Abaixo a ditadura do Irã!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *