Peru: Todo apoio e solidariedade às mobilizações das e dos trabalhadores e camponeses!

 

 Após a destituição por “vacância” e detenção de Pedro Castillo e a posse da vice-presidenta Dina Boluarte, o Peru está atravessado por manifestações, paralisações regionais, bloqueios de rodovias e ocupações de terras, aeroportos e universidades.

As ações de mobilização vão nitidamente contra o governo de Boluarte, que está rodeado de dirigentes direitistas, partidos patronais corruptos e grandes empresários e ratificando o rumo econômico gerador de fome e o saque de recursos imposto desde a ditadura fujimorista e continuado por todos os governos. Ao mesmo tempo, foi decretado o estado de emergência para reprimir os protestos, apoiando-se nas Forças Armadas e na Polícia Nacional do Peru (PNP).

Dezenas de milhares estão saindo às ruas nesses dias. Há registros de ações massivas em 20 das 24 regiões do país. A repressão também está crescendo: já foram registrados, desde o domingo passado, mais de 20 mortos e 200 feridos, somado a milhares de detidos.

A presidenta Dina Boluarte, que inicialmente havia expressado intenção de permanecer no poder até 2026, agora fala de adiantar as eleições para 2024 ou até 2023. A crise dos de cima segue. Os ministros já renunciaram pelos crimes da repressão.

No entanto, a mobilização não se detém, mas continua, exigindo a derrubada do governo e dos parlamentares, com realização de eleições livres.

Nós, da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI), declaramos nosso total apoio às manifestações, bloqueios de rodovias e ocupações que estão sendo registradas em todo o Peru. Repudiamos a repressão e acompanhamos a reivindicação pela derrubada do governo de Dina Boluarte e do congresso corrupto, sintetizada no grito popular de “Fora Todos” (Que se vayan todos). Exigimos a liberdade de Pedro Castillo, sem que isso implique nenhum apoio político à sua figura ou ao seu governo. Defendemos comitês de luta unitários e democráticos e comitês de defesa formados pelas organizações sociais e políticas em luta para desenvolver a mobilização e sua coordenação nacional. Fazemos um chamado pela unidade de todas as lutas para avançar em direção a uma greve geral com as seguintes pautas:

Fora o governo de Dina Boluarte! Fora Todos!

Basta de repressão! Abaixo o estado de emergência! Punição aos responsáveis pelas mortes e feridos!

Exigimos a liberdade de Pedro Castillo e demais presos políticos!

Abaixo a constituição fujimorista! Por eleições já e uma Assembleia Constituinte Livre e Soberana!

Por um governo das e dos trabalhadores e do povo para implementar as mudanças de fundo que o povo trabalhador necessita, com um plano econômico alternativo operário e popular!

Nós, da UIT-QI, convocamos a mais ampla solidariedade internacional em apoio à luta do povo trabalhador, camponês e indígena peruano. Chamamos a marchar e realizar ações unitárias diante de embaixadas e consulados em todo o mundo.

Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI)

17 de dezembro de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *