Esquerda Socialista pela chapa Bregman-Solano. Os debates na FIT Unidade

 

15 de março de 2023

Publicado em El Socialista, nº 556

 

O PTS, o PO e o MST continuam fazendo campanha eleitoral com chapas próprias, à revelia da proposta unitária da Esquerda Socialista. Nosso partido considera que é um grande erro dividir a FIT Unidade nas PASO, e para evitar semelhante despropósito propomos uma chapa unitária reunindo Bregman (PTS) e Solano (PO).

O PTS mais uma vez ratificou sua chapa Bregman-Del Caño “para todo a FIT Unidade”. O PO insiste em discutir as candidaturas em um congresso da Frente de Esquerda – para que sejamos levados a batalhar por cargos nesse evento – e o MST justifica seu divisionismo e o mecanismo enganoso e protelador das PASO.

Enquanto isto, avançaram em nível nacional os acordos para apresentar listas da FIT Unidade em várias províncias que anteciparam as eleições. Lamentavelmente, em sete municípios da província de Mendoza haverá duas listas da FITU, uma formada pelo PTS e o MST e a outra pelo PO, que competirão entre si nas PASO desses municípios. Essa equivocada decisão justifica nossa proposta de acordos que evitem a competição entre nossas organizações nas PASO. Quanto às candidaturas da chapa presidencial, pedimos às direções do PTS, PO e MST que desistam de suas pré-candidaturas, para que cheguemos rapidamente a um acordo em torno de uma chapa comum de luta unitária contra os políticos patronais, já que temos acordos prévios e defendemos todos um programa comum e a rotatividade das bancadas. Basta de divisões motivadas pelo afã de obter cargos.

O PTS, o PO e o MTS argumentam, nas redes e pela palavra direta de seus militantes, que não se deve dramatizar, e que “ainda há tempo” para que se decidam as alianças (até 14 de junho). Enquanto isto, cada um segue por seu lado. Nós dizemos que as diferenças políticas frente a temas como este (ou à postura do PTS de apoio a Cristina Kirchner no processo que enfrenta por corrupção) não podem ser obstáculo à impugnação de qualquer candidatura, como tenta o PO fazer com Bregman ao dizer que suas posições políticas o desqualificam para encabeçar a Frente de Esquerda.

O PTS, o PO e o MST devem mudar para que se alcance o quanto antes uma chapa comum. De nossa parte, ressaltamos que se lamentavelmente persistem, nos próximos meses, com esse divisionismo nocivo que consiste em apresentar várias chapas, a Esquerda Socialista se apresentará com suas próprias candidaturas e uma lista própria.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *