28 de março: Em memória do assassinato do Edson Luiz.

Bolsonaro e os golpistas na prisão! Confisco dos bens da familícia e dos empresários golpistas. Sem anistia!

Em 28 de março de 1968 foi assassinado pela polícia militar o estudante Edson Luís de Lima Souto, de 18 anos, com um tiro a queima roupa no peito. Outro estudante, Benedito Frazão Dutra, chegou a ser levado ao hospital, mas morreu depois de vários dias em coma. As mortes ocorreram no restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro, durante um protesto estudantil contra a alta do preço da refeição e a má qualidade da comida. 

O velório e o enterro de Edson Luís viraram um ato político, e ele se tornou símbolo de luta do movimento estudantil. Outro protestos ocorreram, produzindo a imensa “passeata dos 100 mil” logo depois. Há 55 anos deste episódio, continuamos reivindicando o caminho da luta e mobilização do movimento estudantil que enfrentou a ditadura nesses anos.

Assim, não podemos esquecer os atos golpistas do dia 8 de janeiro que mostraram as reais intenções do bolsonarismo de implantação de uma ditadura. O governo Bolsonaro/Mourão (2019 – 2022) foi marcado pelo projeto de genocídio e privação de direitos básicos à juventude filha da classe trabalhadora, ao massacre contra os indígenas e muita corrupção. Bolsonaro é criminoso e precisa ser punido!

Precisamos seguir nas ruas! Bolsonaro na prisão!

Hoje, está provado que é somente pela nossa mobilização radicalizada e unificada que podemos derrotar esse projeto neofascista. Por isso, chamamos a não depositar nossas esperanças nas instituições, como o STF, mas sim apostar que a força da nossa luta é que pode enterrar de vez essa ameaça. Para isso, é fundamental que a base dos estudantes esteja organizada. Exigimos que Lula, CUT, CTB, MTST,  UNE,  UBES convoque protestos de rua.

Fora Múcio e bolsonaristas!

O governo Lula/Alckmin erroneamente está compondo o governo com setores bolsonaristas, como Múcio, do PTB, de Roberto Jefferson, e o Ministério do Turismo para Daniela do Waguinho, ligada às milícias. É um erro ficar amarrado a acordos com Arthur Lira e governadores bolsonaristas como Tarcísio e Claudio Castro. Precisamos varrer o bolsonarismo para a lata de lixo da história! 

Por uma jornada nacional de lutas! Verbas para as universidades já, e não para a Dívida Pública aos bancos!

Reajuste de todas as bolsas de graduação e assistência estudantil

Junto a luta contra a extrema-direita, temos que continuar lutando de forma independente dos governos por nossas reivindicações. Recentemente foram reajustadas as bolsas CAPES e CNPq, que contemplam pós-graduandos e iniciação científica de graduandos. No entanto, esse reajuste não equivale a reposição da inflação, já que as perdas acumuladas somam 79%, desde o último reajuste. Além disso, não houve reajuste nas bolsas de assistência estudantil, fundamentais para a permanência da juventude pobre nos cursos. Bolsas de extensão, projetos, dentre outras também precisam ser reajustadas. Exigimos que a UNE, UBES, ANPG, federações e confederações de trabalhadores da educação convoquem protestos de rua em defesa das nossas pautas. A juventude trabalhadora quer permanecer na universidade até se formar! 50% do orçamento nacional via para dívida pública. Basta de pagar bilhões aos banqueiros! Queremos esse dinheiro para investir nas universidades, na educação, na saúde e os serviços públicos!

 

Revogar a Reforma do Ensino Médio – Por uma jornada de mobilizações unificadas

O projeto de Novo Ensino Médio instaurado em diversos estados do país é um verdadeiro retrocesso. Criado de uma forma antidemocrática, sem a participação de educadores e estudantes, segue uma lógica capitalista que precariza a formação e acaba com a carreira dos professores. Infelizmente, Camilo Santana (MEC) anunciou que o Ministério está revendo falhas na reforma, mas descarta a revogação. Essa reforma deve ser retirada por completo Nós da juventude Vamos à Luta defendemos uma construção ampla, pela base de uma jornada de mobilizações unificadas. A UNE, UBES tem que convocar junto as federações e sindicatos representantes da educação atos unificados até que essa reforma seja revogada. Convidamos todes a estarem conosco nessa luta! 

Lutar por nossas pautas de reivindicações. Exigimos do governo Lula/Alckmin:

– Prisão de Bolsonaro e de todos os bolsonaristas golpistas. Confisco dos bens de Bolsonaro, sua família e dos empresários financiadores das ações golpistas. 

– Fora Múcio do Ministério da Defesa! Fora Daniela do Waguinho!

– Exoneração e prisão de toda a cúpula das forças armadas, que foi conivente com os acampamentos e invasão dos bolsonaristas. Fim da PM e da PRF

– Revogação da reforma do Ensino Médio, da previdência, trabalhista e teto de gastos. Contra todas as privatizações. 

– Não pagamento da Dívida Pública aos banqueiros e taxação aos ricos para ter verbas para a educação pública e áreas sociais.

– Contra os cortes e a precarização das universidades. Recomposição orçamentária já! Por uma universidade para os filhos da classe trabalhadora!

– Reajuste de 79% das bolsas de acordo com as perdas dos últimos anos!

– Por uma política de permanência nas universidades para cotistas. Manutenção, reajuste e extensão das bolsas, da moradia e tarifas acessíveis nos restaurantes universitários.

– Contra a terceirização dos serviços nas universidades. Concurso público já!

– Transporte gratuito intercampi e passe livre universitário municipal e intermunicipal para todes estudantes.

– Sistemas de segurança nos campi, com profissionais capacitados em defesa da segurança de mulheres, LGBTs e negres. 

– Autorização para as alunas mães com crianças de colo para assistir aulas e para as crias frequentarem e comerem nos restaurantes universitários. Creches nas universidades!

 – Cotas para pessoas trans e respeito à utilização do nome social.

– Todo apoio às demandas e lutas das pessoas com deficiência, por uma universidade anti capacitista!

 

Vem com a Juventude Vamos à Luta!

Contatos:

Minas Gerais

Belo Horizonte – Cindy Ishida (31) 973568989

Uberlândia – Guilherme Bueno (34) 99923-5201

 

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro – Laís Sathler (21) 97351-1926

Volta Redonda – Ana Ugucione (16) 98253-6585

 

São Paulo

São Paulo – Danilo Bianchi (11) 98317-5337

Campinas – Mateus Pereira (19) 98355-3366

Pará

Marabá – Maisa (94) 91223-793

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *