Chapa da Conlutas/PSTU (Brasil/LIT-CI) e a patronal da multinacional Johnson pedem na justiça a demissão de dirigentes químicos reintegrados
No Sindicato dos trabalhadores Químicos de São José (São Paulo) haverá eleições nos dias 9 e 10 de maio. Nelas se apresentam duas chapas: a número 1, que reivindica a atual gestão da diretoria, classista e que sempre enfrentou na luta a patronal e a dura repressão da Polícia Militar e que está filiada à Associação de Sindicatos Independentes UNIDOS PRA LUTAR e possui o apoio da INTERSINDICAL, MAS, TLS, MÊS e demais setores combativos da esquerda sindical brasileira; e a chapa 2 – da Conlutas/PSTU - formada por setores que tem boas relações com a chefia da empresa e conta com o apoio da patronal.
Poucos dias antes de se abrir o processo eleitoral, a patronal da Johnson demitiu 5 companheiros, dos quais 3 são integrantes da chapa 1, entre eles o principal dirigente, Wellington Cabral. Trata-se de uma prática comum da empresa, que possui um histórico de desrespeito à liberdade e autonomia sindical, o que motivou uma denúncia da Unidos Pra Lutar e do Sindicato dos Químicos à OIT.
O argumento patronal para demitir era desconhecer a estabilidade que já tinham por serem dirigentes sindicais, se baseando numa velha lei, até o momento quase nunca aplicada, que limita a 14 os diretores com estabilidade. Finalmente, e após uma campanha nacional e internacional e de diversos recursos na justiça conseguiu-se a reintegração de todos os 5. Grande vitória!
No entanto, no dia 10 de abril, dois integrantes da chapa 2 (PSTU-CONLUTAS) entraram na justiça questionando as reintegrações, ou seja, solicitando que os 5 fossem novamente demitidos!
Como não podia ser de outra forma, dois dias depois a patronal entrou na Justiça e apoiada nos argumentos dos dois pelegos da chapa 2, requereu que fossem anuladas as reintegrações. A Juíza fez um despacho anulando sua decisão anterior que possibilitou a reintegração, dizendo ter sido “induzida ao erro” pelo sindicato. E decidiu que os 5 não tinham mais estabilidade e que podiam ser demitidos em qualquer momento sem que isso significasse burlar a lei.
Consideramos inaceitável que um partido que se reivindica de esquerda e da tradição do marxismo revolucionário atue desta forma numa disputa sindical. Com isto o PSTU abandona todo critério de classe, e de forma despolitizada busca ganhar com o método do vale tudo o que numa disputa sadia nunca venceria. Método do vale tudo que significa trair a classe, colocar a disputa sindical no terreno da aliança com a patronal, se prestando ao jogo sujo servindo a uma empresa que não respeita a livre organização dos trabalhadores e que criminaliza duramente suas lutas. Tudo isso na tentativa de derrotar a direção do sindicato dos Químicos, pela simples razão de que não pertence à CSP/Conlutas, controlada pelo PSTU. Esse é o mesmo motivo pelo qual o PSTU e a CONLUTAS foram uma das poucas organizações sindicais e políticas que não apoiaram a última greve na Johnson e nem se posicionaram pela reintegração dos 5 demitidos no Sindicato dos Químicos.
Chamamos à CONLUTAS/PSTU organizações em que há valorosos companheiros, a fazerem uma profunda reflexão, para seguir se mantendo nos marcos da esquerda classista, autônoma e de luta. Para tanto, exigimos que abandonem este curso, rompam com a chapa 2 dos traidores, à qual nunca deveriam ter apoiado e repudiem publicamente este escandaloso fato de pedir à justiça a demissão de trabalhadores.
Assinam:
Wellington Cabral, João Rosa, David Paulo, Claudinei Lunardelli – Sindicato dos Químicos de São José dos Campos-SP - Decio Aparecido, Alcides Bueno – Sindicato da Alimentação São José dos Campos-SP - Alex Fernandes e Alexandre Roldan - Sindicato dos Metroviários de SP - Suzete Chaffin - Conselheira sub-sede APEOESP Jacarei-SP- Marcio Amaral e Reginaldo Cordeiro – Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba-PA - Neide Solimões, Cedicio Vasconcelos e Agnaldo Barbosa– SINTSEP-PA e direção da CONDSEF - Pedro Rosa e Ligia Regina – Diretores da FASUBRA - Isabel Cristina e Heloisa Helena – SINTUFF - Celso Ricardo e Eduardo Magno – SINDITIFES - Dorinaldo Malafaia – SINDESAUDE-AP - Walesca Timoteo – SINDSMUVI-ES
Venezuela:
Orlando Chirino, dirigente Nacional de la Corriente Clasista, Unitaria, Revolucionaria y Autónoma (C-cura) y coordinador del Frente Autónomo en Defensa del Empleo, el Salario y el Sindicato (Fadess); José Bodas, Iván Freites, Robert González y Frank Luna de la Federación Unitaria de Trabajadores Petroleros de Venezuela (Futpv); Emilio Bastidas y Ricardo Acevedo, Corodinadores de la Unión Nacional de Trabajadores del Estado Aragua; José Barreto y Alexis Polanco coordinadores de la Unión Nacional de Trabajadores – Estado Carabobo;
Argentina:
Rubén “Pollo” Sobrero - DIPUTADA LILIANA OLIVERO
Liliana Olivero (Legisladora Izquierda Socialista-Frente de Izquierda-Córdoba)
Rubén “Pollo” Sobrero y Edgardo Reynoso (Comisión de Reclamos Cuerpo de Delegados TBA-Sarmiento)
José Castillo (economista del EDI. Comisión Directiva AGD-UBA por la Minoría)
Angélica Lagunas (Comisión directiva ATEN Capital-Neuquén por la Minoría)
Paula Alfaro (Congresal de SUTEBA por Lomas de Zamora)
Liliana Duarte (Delegada SUTEBA Lomas de Zamora)
Isabel Guzmán (Tribunal Disciplina CTERA y congresal SUTEBA General Sarmiento)
Graciela Calderón y Olga Ortigoza (Comisión Directiva SUTEBA-La Matanza por la Minoría)
José Guzmán (Familiares Cromañón-AVISAR)
Armando Aligia (Prosecretario Gremial Seccional Bariloche ATE-Delegado General Junta interna ATE Centro Atómico Bariloche)
Juan Carlos Giordano (Dirigente Izquierda Socialista-Frente de Izquierda y Director del semanario El Socialista)
Víctor Garay (Delegado ex Hospital Francés)
Aldo Videla (Comisón Directiva Unión Obrera Gráfica-Córdoba)
Mónica Méndez (Comisión Directiva Nacional FESPROSA-Federación de Profesionales de la Salud Argentina- y de la CICOP)
Pablo Bernat (Congresal Sindicato Químicos y Petroquímicos por fábrica Cognis)
Carlos Rodríguez (Delegado Gral. Luz y Fuerza-Edenor)
María Isabel Giordano (Delegada Hospital Córdoba-ATE)
Horacio Menchaca (Delegado Publicidad-SUP-Bs.As.)
Viviana Carranza, Nelsa Bou Abdo, Héctor Maldonado y Pablo Lopreiato (Congresales por la oposición Foetra-Buenos Aires)
Guillermo Sánchez Porta (Congresal SUTEBA Sarmiento)
Secretaría Académica Universidad Nacional de La Matanza
Iván García (Centro de Estudiantes Facultad de Humanas-Universidad Nacional de San Luis)
Agustín Uria (Secretario Gremial Centro Estudiantes Historia de la UNLu-Universidad Nacional de Luján)
“Polo” Araneda (Comisión Directiva Vecinal Barrio Islas Malvinas, Neuquén).
Comisión Nacional Salvemos al Tren (CNST).
Pedro Cuchallo (Secretario General Seccional 28 de Octubre de AOMA Córdoba)
Eduardo Paredes (Vocal Comisión Directiva Luz y Fuerza Laboulaye-Córdoba)
Otto Giachero (Delegado escolar y departamental UEPC-Córdoba)
Julio Cabrera (Delegado escolar UEPC y Secretario de Salubridad Laboral CTA-San Francisco-Córdoba)
Julio Sánchez (Delegado ATE-Córdoba)
Marcela Martín (Delegada hospital Santa Maria ATE-Córdoba)
Carlos Freytes Bazán (Delegado ATE-Córdoba)
Patricia Parola (Delegada escolar UEPC)
Mariano Soria (Delegado escolar UEPC)
Chile
Mario Mendoza - Presidente Federación Rural Costa y Metropolitana de Funcionarios Municipales, Santiago de Chile
Colombia:
Alvaro Saumeth, dirigente sindical magisterial. Asociación Distrital de Educadores