Indignad@s contra o aumento da passagem!
Quinta-feira vai ser maior!
Fonte:
Hoje no Rio de Janeiro, mais uma vez a juventude indignada ocupou as ruas do centro da cidade contra o aumento abusivo da tarifa de ônibus de 2,75 para 2,95. Esse foi o terceiro ato ocorrido após o aumento e juntou cerca de mil manifestantes levantando cartazes, faixas e palavras de ordem denunciando a política do prefeito Eduardo Paes, do governador Sérgio Cabral e da presidente Dilma (PMDB/PT) de garantir o lucro dos empresários de ônibus, atacando o bolso dos trabalhadores e da juventude. Da caminhada da Cinelândia à Rua Primeiro de Março, diversas pessoas que passavam pelas ruas do Centro se juntavam à manifestação.

Assim como em tantas outras lutas, a política destes governos tem sido a repressão aos movimentos sociais e dessa vez não foi diferente. Com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta, balas de borracha, armas de choque e cacetetes, a Tropa de Choque da PM reprimiu brutalmente aqueles que estavam nas ruas lutando pelos seus direitos. Inclusive após a dispersão do ato, a PM seguiu perseguindo e prendendo os manifestantes pelas ruas do Rio de Janeiro. A sensação que fica é que ainda não saímos da ditadura. Aproximadamente, quarenta companheiros foram detidos na 5ª e na 4ª Delegacia de Polícia, dentre esses dez menores de idade e quatro companheiros do coletivo Vamos à Luta: Alan Gagno, PH Lima, Celso e Leo. Todos foram sendo liberados após as 22 horas. E foram apreendidas pela PM uma bandeira do Psol e duas Vamos à Luta que não foram devolvidas.

O aumento da tarifa não é uma política isolada das prefeituras. Faz parte da política nacional do governo Dilma de passar a conta da crise econômica para o bolso da juventude e dos trabalhadores, garantindo o lucro dos empresários que pagam sua campanha eleitoral e das prefeituras aliadas. No início do ano, Dilma pediu que Haddad (PT/PCdoB) e Paes adiassem o aumento das tarifas para tentar conter a inflação. Não conseguiu nem segurar a inflação e agora vieram os aumentos. A luta contra o aumento da tarifa já se nacionalizou!

É necessário fazermos como em Porto Alegre e agora em Goiânia, onde a juventude e os trabalhadores nas ruas se mobilizaram e conseguiram derrotar o aumento das passagens. E como São Paulo e outras cidades que seguem mobilizadas. Aqui no Rio de Janeiro também é fundamental a organização desse movimento e a mobilização das pessoas nas ruas para sermos cada vez maiores. Por isso, convocamos tod@s à plenária do Fórum de Lutas contra o aumento da passagem que ocorrerá amanhã (terça-feira), às 18 horas na Uerj. E quinta-feira, dia 13, de novo às ruas no ato nacional contra o aumento! Quinta-feira vai ser maior!!!

Coletivo Vamos à Luta!
Juventude CST-PSOL
Coletivo de Resistência Popular Zona Oeste II
Data de Publicação: 10/06/2013 22:00:30

Galeria de Fotos: