Ocupar a Câmara de Vereadores de Porto Alegre até conquistar o passe livre!
Como parte do processo nacional de mobilizações que se espalhou pelo país, que lutam pelo transporte público e gratuito, por mais verbas para a educação pública, saúde de qualidade e acessível e contra a Copa do Mundo de Lula/Dilma/Fifa, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre está ocupada. Desde o dia 10 de junho centenas de estudantes e trabalhadores, organizados no Bloco de Luta pelo Transporte Público, estão ocupando a Câmara de Vereadores de Porto Alegre. No RS ainda chamamos atenção para duas importantes ocupações que estão ocorrendo neste momento também: a ocupação da Câmara dos Vereadores de Passo Fundo e a ocupação da Prefeitura de Rio Grande.
As principais reivindicações levantadas pelos manifestantes em POA são o passe livre para estudantes e desempregados e a abertura retroativa de contas das empresas do transporte público. Não aceitamos a saída proposta pelos governos Dilma e Tarso do PT, que se propõem a conceder isenção de impostos aos empresários, queremos que o passe livre seja pago com o lucro dos empresários.
A indignação dos que agora ocupam o plenário e da população em geral, aumentou no dia 01/07, quando os vereadores da capital gaúcha rejeitaram por 20 votos a 15, a abertura das planilhas de contas das empresas de ônibus. Este episódio foi mais uma demonstração da subserviência dos vereadores da base governistas aos empresários do transporte. Estes empresários são uma verdadeira máfia que controla o direito de ir e vir da população, financiando as campanhas eleitorais de políticos, como o prefeito Fortunati, e por isso há mais de 20 anos não há licitação no transporte público da cidade.
A Greve Geral do dia 11 de julho, em Porto Alegre foi muito vitoriosa, pois 100% da frota de ônibus parou. Além disto, várias outras categorias tiveram grandes paralisações: professores, bancários, trabalhadores dos correios, comerciários, entre outras. Na tarde do dia 11, os sindicatos que não tem rabo preso com o governo, marcharam até a Câmara de Vereadores junto com o Bloco de Lutas somando mais de 4 mil pessoas e fortalecendo a Ocupação.
Fortalecer a ocupação e saber contra quem estamos lutando
Este é o momento de fortalecer a ocupação da Câmara, que, após a Greve Geral que houve ontem, se tornou o principal fato político na cidade. O apoio da população é enorme e seguimos chamando. As reivindicações são justas e tanto o Governo Fortunati(PDT), como os vereadores, estão acuados com nossa mobilização.
Nesta ocupação a democracia que tem ocorrido nos debates é fundamental. Nós, da CST-PSOL, junto com os companheiros da Unidos pra Lutar e do Coletivo Vamos à Luta, acreditamos que nas manifestações públicas que o Bloco de Lutas faz, é preciso não termos medo de dar “nome aos bois”. Por exemplo, setores anarquistas como a Federação Anarquista Gaúcha e membros da ocupação urbana Utopia e Luta, além obviamente de coletivos vinculados ao PT, insistem que não podemos falar nada do Governo Dilma nos documentos que o Bloco de Lutas escreve, o que na prática é tudo que o Governo quer neste momento que sua popularidade despenca e cada vez mais os jovens e trabalhadores rechaçam sua política. Como colocou nossa companheira Luany Barros, coordenadora-geral do DCE da UFRGS e integrante do Bloco: “Toda a política do Governo Federal tem sido a concessão de isenções fiscais para encher o bolso dos empresários do transporte. É preciso que digamos isso à população de Porto Alegre. Nossa opinião é que não devemos poupar ninguém, nem a burguesia, nem seus representantes políticos como Dilma, Tarso e Fortunati.”
A ocupação seguirá no final de semana. Após avaliação da proposta apresentada pelos vereadores de criar um Grupo de Trabalho sobre o Passe-Livre e votar somente na metade de agosto a abertura das planilhas, a assembleia do Bloco de Lutas decidiu por unanimidade a manutenção da ocupação. Neste final de semana vamos ter um seminário de discussão do projeto de Passe-Livre organizado pelos ocupantes da Câmara.
Por fim, o sentimento da juventude que ocupa a Câmara é muito bom. Temos certeza que a ocupação pode conquistar o Passe-Livre para estudantes e desempregados, além de garantir que a população possa ter acesso às planilhas da empresas de transporte do município.
Vem #ocupacamara tu também!