Todos ao ato dia 12 de dezembro em defesa do governo popular de Itaocara e do prefeito Gelsimar do PSOL
A Câmara de Vereadores de Itaocara abriu no dia 03/12/13, por 10 votos a 1, uma CPI para investigar se o Governo Gelsimar Gonzaga responde a ofícios da Câmara. A abertura se deu a partir do requerimento de um radialista e que desde o ano passado ataca Gelsimar, seu governo e seu partido.
O requerimento secreto sugeriu à Câmara a abertura de uma CPI para a cassação do mandato do Prefeito Gelsimar por supostamente a prefeitura não responder requerimentos de informações dos vereadores, sem citar quantos, nem quais, nem os assuntos dos supostos requerimentos. A forma como a votação foi feita desrespeita toda e qualquer norma jurídica e mais que isso, foi um verdadeiro golpe, pois não permitiu que todos os vereadores conhecessem a pauta e o conteúdo do requerimento. A verdade é que a abertura da CPI já havia sido definida algumas horas antes da sessão em uma reunião na casa de um dos vereadores. A sessão em si foi apenas o teatro que executou o golpe. A confissão do Presidente da Câmara em negar a existência do requerimento e ao negar o teor da pauta durante o dia inteiro, podem ser comprovadas neste trecho do vídeo da sessão ontem: http://www.youtube.com/watch?v=jJzdOYjUBbo&feature=youtu.be
Qual o verdadeiro motivo da CPI?
A CPI é uma tentativa de golpe que só acontece porque Gelsimar se negou a compactuar com as velhas práticas da política brasileira e de Itaocara. A CPI só acontece porque Gelsimar está cumprindo o que prometeu em campanha, que é governar com os trabalhadores, o povo e a juventude, para aqueles que nunca tiveram vez nem voz na cidade, que sempre foram humilhados e que agora tem vez e voz na administração municipal.
Nunca a Câmara de Itaocara fiscalizou tanto o executivo e nunca o executivo foi tão aberto ao controle popular e da própria Câmara. O secretário de Fazenda, o de Controle Interno e o de Educação foram diversas vezes à Câmara prestar esclarecimentos e dar informações, inclusive sem convocação por parte da Câmara, apenas por vontade própria e por determinação do Prefeito. As assembleias populares de prestações de contas e o prefeito nas ruas; os textos com dados, esclarecimentos, relatórios e prestações de contas publicados no site da Prefeitura; os boletins e as audiências públicas são a marca do governo mais democrático que já houve em Itaocara. Tudo isso coroado com a criação do Portal da Transparência, onde estão TODOS os dados dos gastos da Prefeitura. Os próprios vereadores, em qualquer tempo, sempre tiveram as portas da Prefeitura abertas com secretários e Prefeito à disposição para qualquer esclarecimento. Portanto, não se trata de falta de informações, se trata de uma tentativa de golpe, pois querem cassar o mandato do Prefeito Gelsimar.
Como o governo Gelsimar não aceita a corrupção, querem inventar um motivo esdrúxulo para tentar cassar seu mandato
No passado recente de Itaocara houve vários escândalos de corrupção. Este foi o caso do “Secretário Fantasma”, que acabou com prisão e matéria na Rede Globo; Este foi o caso do “escândalo das quentinhas”, que também teve repercussão na grande mídia; e este também foi o caso dos remédios de manipulação com trigo que eram entregues à população. Nenhum deles se tornou uma CPI e, pelo contrário, foram prontamente abafados pela maioria da Câmara de Vereadores. Portanto, está claro que o objetivo não é investigar, o objetivo é cassar o mandato do Prefeito Gelsimar.
Itaocara esteve durante anos governada pelos setores da elite que respondem ao governador Sergio Cabral, e ao ex-governador Garotinho. Todos sabemos que durante seus governos o povo ficou mais pobre e os empreiteiros e empresários mais ricos. Para a maioria dos vereadores que sempre estiveram no poder para seu proveito pessoal e empresarial, que um filho do povo governe contrariando os interesses dos ricos e poderosos, e tomando medidas favoráveis aos trabalhadores setores populares é uma coisa inaceitável.
Gelsimar e o seu partido, o PSOL, tem um projeto favorável à maioria da população. Negaram-se a demitir em massa servidores públicos, e deflagraram uma campanha nacional contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, inaugurada por FHC e aplicada disciplinadamente pelo governo do PT, lei esta que obriga a arrochar salários, demitir servidores e privatizar serviços. Mas o PSOL defende o contrário: uma lei de responsabilidade social, para que ao invés de demitir e arrochar, se hierarquize o serviço público para responder às necessidades da população hierarquizando por sua vez o servidor publico.
Agora é necessária a mobilização dos trabalhadores, do povo e da juventude para evitar este golpe. Em primeiro lugar esta defesa corresponde ao povo de Itaocara que já está se colocando à disposição contra a tentativa golpista da maioria da Câmara. Já começamos a receber notas e mensagens de apoio e solidariedade. Mas também chamamos a todos os democratas e defensores das causas populares do estado e do país para impedir esta CPI vergonhosa!
Para o dia 12 de dezembro, quinta-feira, estamos organizando um grande ato em Itaocara, onde já comprometeram presença o presidente nacional do PSOL Luiz Araújo, os deputados estaduais do PSOL Marcelo Freixo e Paulo Ramos, o dois fundadores do partido e ex-deputados Babá e Luciana Genro, de diversos sindicatos da região, do estado e do país, de coletivos estudantis e populares, de lideranças e militantes do PSOL de diversas cidades. Vamos organizar uma grande manifestação de apoio ao governo Gelsimar Gonzaga!
As mensagens de apoio ao governo do povo devem ser enviadas para psolitaocara@gmail.com.
CST/PSOL – Corrente Socialista dos Trabalhadores – 10-12-2013.
Contatos para caravana que sai do Rio dia 12/12 às 11h
Camila 96945-633990
Juninho 98691-9607
Rosi 99998-55701