A campanha em defesa da prefeitura de Itaocara continua. Agora, publicamos as moções e adesões que chegaram até o presente momento, no dia em que ocorre a manifestação contra o golpe da direita. Novos textos serão divulgados nos próximos dias!
--------------------------------------------------------------------------------
Moção da Assembléia dos trabalhadores da educação do Rio de Janeiro
A assembleia do SEPE RJ de 7 de dezembro de 2013 manifesta seu repudio a CPI e a tentativa de golpe em Itaocara aplicado pela burguesia e seus representantes na câmara de vereadores, ligados ao PMDB de Cabral e ao PR de Garotinho.
Esta manobra que visa dar um golpe e realizar um impeachment representa um ataque contra a vontade popular expressa nas urnas e nas várias assembleias populares realizadas pelo governo.
ASSEMBLÉIA ESTATUTÁRIA do SEPE – RJ
07/12/2013
--------------------------------------------------------
MOÇÃO da Assembléia do SINTUFF
Contra qualquer tentativa de golpe da direita ao governo Popular de Gelsimar Gonzaga, do PSOL, em Itaocara!
O governo do povo trabalhador em Itaocara, formado pelo PSOL e encabeçado pelo companheiro Gelsimar Gonzaga, está sob forte ameaça. Isso porque essa prefeitura rejeita fazer coalizão com partidos burgueses e governar a serviço dos ricos e poderosos. Não aceita a “governabilidade” que compra apoios políticos utilizando dinheiro publico; rejeita o loteamento da maquina publica e elegeu os principais secretários eleitos em assembleias populares; além de renegar a imoral Lei de Responsabilidade Fiscal, feita por FHC e mantida por Lula e Dilma.
O prefeito Gelsimar utiliza seu mandato para apoiar as lutas sociais, escolhe um lado: da classe trabalhadora. Declarou apoio a greve dos educadores dirigida pelo Sepe, se somando as manifestações de rua que os educadores do RJ realizaram; esteve nas jornadas de junho e chamou a população a apoiá-la; garantiu o passe livre estudantil antes mesmo dos jovens lutarem pela redução das tarifas e cobrarem passe livre; tem feito várias declarações contra as políticas de ajuste fiscal de Dilma e Cabral que tanto penaliza a população mais pobre do país e de seu estado.
Por isso, as velhas oligarquias e seus representantes na câmara de vereadores, ligadas ao PMDB de Cabral e ao PR de Garotinho, acabam de votar uma CPI contra o prefeito usando a justificativa de que a gestão não respondeu em tempo alguns requerimentos administrativos. Uma manobra para dar um golpe e realizar um impeachment que representa um ataque contra a vontade popular expressa nas urnas e nas várias assembléias populares realizadas pelo governo.
O governo de Gelsimar não aceita nenhum acordo espúrio e convoca o povo a defender essa administração que está a serviço dos explorados, do povo pobre e da juventude. Por esses motivos, conclamamos os trabalhadores, os estudantes, as organizações democráticas e da esquerda, os sindicatos e demais entidades a cercar de solidariedade o governo, rejeitar qualquer tentativa de golpe contra um governo legitimamente eleito e apoiar a manifestação do dia 12/12 na cidade de Itaocara.
A assembléia do Sintuff, realizada dia 11/12 aprovou esta moção e definiu enviar uma delegação de membros de sua categoria a manifestação em Itaocara.
------------------------------------------------------
MOÇÃO DE APOIO da AMES-RJ:
O governo do povo trabalhador em Itaocara e encabeçado pelo socialista Gelsimar Gonzaga, está sob forte ameaça. Isso porque essa prefeitura rejeita fazer coalizão com partidos burgueses e governar a serviço dos ricos e poderosos. Não aceita a “governabilidade” que compra apoios políticos utilizando dinheiro publico; rejeita o loteamento da maquina publica e elegeu os principais secretários eleitos em assembleias populares; além de renegar a imoral Lei de Responsabilidade Fiscal, feita por FHC e mantida por Lula e Dilma.
Por isso, as velhas oligarquias e seus representantes na câmara de vereadores, ligadas ao PMDB de Cabral e ao PR de Garotinho, acabam de votar uma CPI contra o prefeito usando a justificativa de que a gestão não respondeu em tempo alguns requerimentos. Uma manobra para dar um golpe e realizar um impeachment que representa um ataque contra a vontade popular expressa nas urnas e nas várias assembleias populares realizadas pelo governo.
Rio de Janeiro, 06 de dezembro de 2013
RESOLUÇÃO DO CONGRESSO DA AMES-RJ (Associação Municipal dos Estudantes Secundaristas do Rio de Janeiro)
-----------------------------
MOÇÃO DE APOIO:
Todo apoio a Prefeitura popular de Itaocara! Em defesa do mandato do povo trabalhador e contra qualquer tentativa de golpe!
O governo do povo trabalhador em Itaocara, formado pelo PSOL e encabeçado pelo socialista Gelsimar Gonzaga, está sob forte ameaça. Isso porque a prefeitura rejeita fazer coalizão com partidos burgueses e governar a serviço dos ricos e poderosos. Não aceita a “governabilidade” que compra apoios políticos utilizando dinheiro publico; recusa o loteamento da maquina publica e elegeu os principais secretários em assembleias populares; além de renegar a imoral Lei de Responsabilidade Fiscal, feita por FHC e mantida por Lula e Dilma.
Por isso, as velhas oligarquias e seus representantes na câmara de vereadores, ligadas ao PMDB de Cabral e ao PR de Garotinho, acabam de votar uma CPI contra o prefeito usando a justificativa de que a gestão não respondeu em tempo alguns requerimentos. Uma manobra para dar um golpe e realizar um impeachment que representa um ataque contra a vontade popular expressa nas urnas e nas várias assembleias populares realizadas pelo governo.
O governo não aceita nenhum acordo espúrio e convoca o povo a defender essa administração que está a serviço dos explorados, do povo pobre e da juventude. Por esses motivos, conclamamos os trabalhadores, os estudantes, as organizações democráticas e da esquerda, os sindicatos e demais entidades a cercar de solidariedade o governo, rejeitar qualquer tentativa de golpe contra um governo legitimamente eleito e apoiar a manifestação do dia 12/12 na cidade de Itaocara.
Rio de Janeiro, 05 de dezembro de 2013
DCE UNIRIO - RJ
DCE UNAMA – PA
DCE UFPA - PA
DCE UEPA - PA
Grêmio Ulisses Guimarães – Belém/PA
Grêmio Estudantil Júlio de Castilhos – Porto Alegre/Rio Grande do Sul
AERJ (Associação dos Estudantes Secundaristas do Estado do Rio de Janeiro)
Vamos à Luta – juventude indignada!
JUNTOS!
SINTUFF – Rio de Janeiro
SINTSEP-PA
SINTEPP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Publica do Pará)
SINDITIFES
ASCONPA (Associação dos Concursados)
ASSESMUB (Associação dos Servidores do PSM da 14)
ADMIPA (Associação de Defesa dos Direitos dos Militares do Pará)
UNIDOS PRA LUTAR
Militantes da Oposição Metalúrgica de Niterói/RJ
UNIDOS UFRJ: Alzira Trindade, Coordenadora Geral do SINTUFRJ; Gloria Pagano, Coordenadora de comunicação do SINTUFRJ; Valdenise Pinheiro servidora do IM.
Dirigentes do SEPE Niterói/RJ: Varvara e Natália Pereira
Diretor da FETRAFI-RS: Diego Vitello
Diretor do Sindicato dos Bancários do MA: Claudemir Teixeira
Executiva PSOL DF: Angelo Balbino
Presidente do Grêmio NPI (Escola de Aplicação da UFPA): Eduardo Protazio
Plenária Internucleos do PSOL – município do Rio de Janeiro