Todo apoio à Greve do Estaleiro Brasa!
Pela reintegração dos 14 cipeiros demitidos!
Fonte: UNIDOS PRA LUTAR do Rio de Janeiro
Desde o dia 10/04 os trabalhadores do estaleiro Brasa estão paralisados, o estopim foi o anuncio da empresa que o pagamento da PLR - Participação nos Lucros - seria de forma parcelada e a não aceitação da Comissão de Fabrica, como interlocutora dos trabalhadores nas negociações da Campanha Salarial.

O estaleiro Brasa tem como uma das principais acionistas a Empresa holandesa SBM, a mesma envolvida nos escândalos de pagamentos de propina para obtenção de contratos de aluguel de navios-plataforma para a exploração do pré-sal. O valor do contrato para a construção do estaleiro no Brasa em parceria com a SBM com a Petrobras passa dos 2 bilhões de reais.

Mostrando toda a intransigência com os trabalhadores, o Brasa acaba de demitir 14 cipeiros do estaleiro e descontar os dias parados no pagamento do adiantamento dos trabalhadores. Não podemos aceitar que os trabalhadores sejam demitidos e penalizados por lutarem por seus direitos.

O PLR que será pago dia 30/04 deve ser estendido de forma proporcional a todos os trabalhadores e não somente aos que entraram na fábrica antes de outubro de 2013. Isso deixaria mais de 60% dos trabalhadores de fora da PLR.

Por outro lado, de forma intransigente, a empresa já informou, através de um comunicado, o não reconhecimento da Comissão de Fabrica, reconhecendo apenas a direção do Sindicato como intermediadora das negociações salariais. Sendo que a atual direção do sindicato está ilegal, pois o mandato está vencido há dois anos e ilegítima, visto que a direção do sindicato está contra a greve dos trabalhadores do estaleiro Brasa. E a pedido da Empresa o sindicato entrou com carro de som no pátio do estaleiro Mauá, acompanhado de 04 seguranças armados, para tentar convencer os trabalhadores a retornarem ao trabalho. Sendo rechaçados pelos trabalhadores.

Neste sentido, por entendermos a importância da luta dos trabalhadores metalúrgicos, um dos setores estratégicos para o nosso país, exigimos que a Empresa abra o dialogo e negocie com os operários para a fim de solucionar os conflitos.

- Exigimos a abertura imediata das negociações por parte do estaleiro Brasa
- Pela reintegração imediata dos 14 cipeiros demitidos
- Nenhum desconto dos dias parados
- Pagamento proporcional da PLR aos meses trabalhados de cada um.
- Pelo reconhecimento da Comissão de Fábrica, como representante legitima dos trabalhadores do Brasa


Campanha em apoio a Greve do Brasa.
Pela reintegração dos 14 cipeiros demitidos

Solicitamos que as entidades populares, sindicais, juvenis e parlamentares se pronunciem em apoio a greve do Brasa e enviem moções de apoio e solidariedade exigindo a reintegração dos 14 cipeiros e a imediata abertura de negociações.

Enviar e-mail para:
Sinaval A/C: Estaleiro Brasa: sinaval@sinaval.org.br
Presidente do Sinaval Ariovaldo Santana da Rocha

MTE: Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Niterói
Titular: Albino Luiz da Silva Gaspar
E-mail: albino.gaspar@mte.gov.br
Substituto: Jorge Queiroz dos Reis
E-mail: jorge.reis@mte.gov.br

Com cópia para: jesseluz@ig.com.br

Data de Publicação: 16/04/2014 16:45:20

Galeria de Fotos: