CERCAR DE SOLIDARIEDADE A GREVE DOS METALÚRGICOS DO ESTALEIRO BRASA!
APOIAR O FUNDO DE GREVE! TODOS AO ATO AMANHÃ 24/04 ÀS 5.00 HS NO MAUÁ
Fonte: Comissão de Fábrica do Estaleiro Brasa
Os metalúrgicos do Estaleiro Brasa, em Niterói (RJ), estão há 8 dias em greve contra os abusos no pagamento da PLR, exigindo o reconhecimento de sua comissão de fábrica e a readmissão de 14 Cipeiros demitidos ilegalmente, além de várias pautas protocoladas na empresa. A categoria demonstra combatividade e firmeza por meio de piquetes, assembleias e passeatas, paralisando 100% da produção. Tudo isso enfrentando a direção pelega do sindicato, ligada aos governos de plantão e a patronal da indústria naval. Na terça, dia 22 de abril, aconteceu uma reunião de conciliação entre a justiça, o sindicato e a comissão de fábrica. Novamente, a patronal se mostrou intransigente e não quis negociar e o sindicato, que está com mandato vencido, nada fez pela greve como já é de costume. Por isso não se chegou a nenhum acordo, mostrando a necessidade de manter e fortalecer a greve. O que significa que os CIPEIROS e novos ativistas combativos, em cada estaleiro, devem fazer da luta do Brasa a sua luta, seguindo o exemplo dos metalúrgicos do Mauá que na quarta-feira, 23/04, realizaram uma paralisação dentro da fábrica contra inúmeros abusos, dentre eles o atraso no pagamento do ticket alimentação.

Precisamos da máxima unidade e atuação da esquerda sindical, dos sindicalistas classistas, dos movimentos sociais democráticos e de luta, dos parlamentares e partidos de esquerda, na solidariedade a essa greve bem como as demais lutas que estão em curso. Particularmente importante é a atuação das novas lideranças que surgiram nas greves dos rodoviários de Porto Alegre, dos operários do Comperj e, principalmente, dos Garis do Rio de Janeiro, expressando o novo momento que vive o sindicalismo brasileiro.


Empresa SBM, principal acionista do BRASA envolvida na corrupção da Petrobrás

Isso é mais importante quando sabemos que o estaleiro Brasa tem como uma das principais acionistas a Empresa holandesa SBM, a mesma envolvida nos escândalos de pagamentos de propina para obtenção de contratos de aluguel de navios-plataforma para a exploração do pré-sal. O valor do contrato para a construção do estaleiro no Brasa em parceria da SBM com a Petrobras passa dos 2 bilhões de reais. Enquanto a empresa pagou propinas milionárias para obter contratos bilionários de forma ilegal, desrespeita os direitos dos trabalhadores brasileiros. Por isso também exigimos: QUE SEJA INVESTIGADA A RELAÇÃO CORRUPTA DA SBM COM A PETROBRÁS e que os responsáveis por esses atos sejam punidos severamente.


Todos ao ato na porta do Estaleiro Mauá na Quinta feira 24/04 às 5.00 H!
Fundo de Greve para ajudar os demitidos!

Nos dirigimos ao comando de greve da IMBEL (Indústria de Material Bélico), ao comando de greve da FASUBRA e do SINASEFE, aos praças da PM e bombeiros que estão realizando greves nos quartéis, as demais categorias em luta ou em campanha salarial, a juventude indignada e ao setores populares, para unificarmos nossas demandas e realizarmos ações coordenadas. Entendemos que essa unidade deve ser abraçada pela INTERSINDICAL, CSP-CONLUTAS, MTST, MPL, dentre outros movimentos. Exigimos que as centrais sindicais rompam a paralisia, os pactos com os governantes e os patrões, particularmente a CUT e a Confederação Nacional dos Metalúrgicos a qual nosso sindicato é filiado. Exigimos que as maiores entidades sindicais do país abandonem os conchavos com nossos inimigos e coloquem seu peso a serviço de unificar e coordenar as campanhas salariais.

Para seguir fortalecendo a greve do Brasa e as demais lutas que estão ocorrendo, convocamos todas as entidades e organizações para um ato público da greve dos metalúrgicos na quinta-feira dia 24/04, a partir das 5h, em frente ao antigo estaleiro Mauá. Ao mesmo tempo é urgente constituir um fundo de greve para ajudar os companheiros demitidos! Contribua com dinheiro ou mantimentos, seu aporte solidário será fundamental para vencer esta queda de braços com a patronal, o sindicato e o governo.

Niterói, 23 de Abril de 2014
Comissão de Fábrica do Estaleiro Brasa

Para enviar apoio e ajudar no fundo de greve mande mensagem ou ligue para:
- jesseluz@ig.com.br
- (21) 993902815
Data de Publicação: 23/04/2014 14:34:27

Galeria de Fotos: