Mexico: Justiça para Ayotzinapa! Somos todos 43!
Fonte: Vamos à Luta
Em 26 de setembro um dos maiores massacres da história do México acontecia, quando estudantes da Escola Normal Rural de Ayotzinapa foram atacados por agentes municipais de Iguala – cidade do estado de Guerrero – e homens “encapuzados” pertencentes a grupos criminosos vinculados às autoridades estatais, resultando na morte de quatro e no desaparecimento de 43 jovens. O que ocorreu com os “normalistas” de Ayotzinapa é semelhante ao que ocorre em diversas comunidades e periferias no Brasil, onde a juventude é brutalmente assassinada, seja pela guerra entre o poder estatal e o tráfico ou no conluio entre governos e milícias, assim como no RJ.

Milhares de jovens decidiram dar nas ruas uma resposta ao massacre cometido contra os estudantes, uma indignação que extrapolou os níveis locais provocando uma onda de mobilizações massivas em cidades do México, com ações radicalizadas como a na capital de Guerrero, quando mais de 2 mil estudantes atacaram e ataram fogo no Palácio do Governo, além de ocupação de prefeituras e de fechamentos de estradas no estado. Além disso, a solidariedade de entidades estudantis e de trabalhadores levaram a paralisação com greve em universidades e escolas. Ainda que o governo de Enrique Peña Neto, presidente do México, responda os manifestantes com ainda mais repressão, um novo dia de lutas nacional e internacional foi convocado para o dia 22 de outubro. Na verdade, o Peña Nieto precisa ser responsabilizado pelas mortes do quatro e pelo desaparecimento dos 43, pois seu governo promove uma política nacional de escalada de repressão contra aqueles que ousam lutar no México contra uma crise econômica e social que é de responsabilidade do seu governo!

Somos solidários à dor e à luta dos jovens mexicanos que tomam as ruas exigindo o aparecimento dos 43 normalistas de Ayotzinapa, a investigação e a punição do responsáveis! Vamos à Luta!
Data de Publicação: 23/10/2014 23:03:41

Galeria de Fotos: