Ato em São Paulo fortalece luta contra a crise da água!
Fonte: Vamos à Luta - SP
Gabriela Braga e Lorena Fernandes - Vamos à Luta SP


O Vamos à Luta esteve presente na manifestação contra a crise da água em São Paulo para mandar o recado que a juventude não dará sossego ao governo Alckmin, o principal responsável pela falta de água em São Paulo.

Estudantes da Etec Maria Augusta
O estado de São Paulo passa por uma situação absurda de crise no fornecimento de água. Em praticamente todas as regiões, onde 60% da população já vive sob racionamento. Em várias regiões, quando chega a água, ela vem com cores diferentes, difícil de ser usada para o consumo.

É verdade que São Paulo vive uma das piores secas em anos, porém a situação de crise não acontece simplesmente por conta de um infortúnio no clima, mas sim por um completo descaso dos sucessivos governos. Afinal, já se sabia há cerca de dez anos, que teríamos problemas de abastecimento da água.Porém, não houve investimentos por parte do governo para evitar a situação. O que falou mais alto para os tucanos foi atender a sede de lucro dos acionistas da SABESP, que junto com os governos fizeram da água uma mercadoria. Hoje quem paga a conta do descaso é a população, especialmente dos bairros mais periféricos, onde mais falta água.

Somente com mobilização poderemos garantir investimentos no abastecimento de água!

A situação de sucateamento dos serviços públicos e dos direitos básicos da população não é uma realidade somente no caso da água e da Sabesp, mas sim em diversas outras áreas, como educação, saúde e transporte público. Os governos, seja em nível estadual com Alckmin, ou em nível federal com Dilma dão as costas à população enquanto garantem o lucro de acionistas e banqueiros.

Enquanto a população sofre com a seca e com a falta de serviços de qualidade, esses governos estão mergulhados na corrupção. Junho de 2013 mostrou que é possível conquistar vitórias quando lutamos. Não é só por 20 litros!

A população de Itu é hoje o grande exemplo da luta e resistência contra a crise da água. Na cidade ocorrem manifestações com barricadas diariamente. Achamos que devemos apoiar e seguir o exemplo do povo de Itu e seguir na construção de mais atos como o deste sábado para mostrar que não aceitaremos essa situação e exigimos um plano de investimentos no abastecimento da água.
Data de Publicação: 03/11/2014 14:16:31

Galeria de Fotos: