NÓS NÃO VAMOS PAGAR PELA CRISE ECONÔMICA
AS TAREFAS DA JUVENTUDE PARA 2015 FRENTE AO AJUSTE FISCAL E A CORRUPÇÃO DE DILMA
Fonte: CST e Vamos à Luta
A juventude foi o principal ator da campanha do PSOL. No primeiro turno lotou o "Circuito Universitário - Só A Luta Muda a Vida" na UERJ, UFRJ, UFF e o jardim do CLA na UNIRIO. Mais recentemente, nas disputas dos DCEs, surgiram chapas unitárias da esquerda em contraponto aos governistas. Nesses processos a juventude da CST e o Vamos à Luta atuaram com uma política radical, combatendo Dilma e os burocratas da majoritária da UNE. Isso fica mais evidente no programa da UNIRIO, o mais combativo dentre todos os DCEs do Rio de Janeiro.
Agora, é hora de refletir sobre o que passou e planejar nossas ações em 2015, especialmente após Dilma anunciar o ajuste fiscal contra os trabalhadores e o povo. Por esse motivo, ocorre a plenária "As tarefas da Juventude frente ao ajuste fiscal e a corrupção do governo Dilma". E em seguida, no mesmo dia, o ato Internacional: Somos todos 43! Somos Todos Mike Brow! Justiça pra Aytznapa e Ferguson!”.



------------------------------------------------------------------------------------------------
NÓS NÃO VAMOS PAGAR PELA CRISE ECONÔMICA
AS TAREFAS DA JUVENTUDE PARA 2015 FRENTE AO AJUSTE FISCAL E A CORRUPÇÃO DE DILMA

No mundo inteiro, o ano de 2014 se encerra assim como começou: com a classe trabalhadora e a juventude saindo às ruas para lutar. Os poderosos já não conseguem mais conter nossa indignação e nós não aceitamos mais viver como massacrados como antes!

No México, os estudantes protagonizam uma verdadeira rebelião que contagiou o movimento de massas, exigindo justiça para os 43 normalistas desaparecidos em Ayotzinapa, no estado de Guerrero. Nessa luta, em meio a gigantescas manifestações envolvendo milhares de pessoas, enfrentam a repressão orquestrada pelo presidente Peña Neto. Lutamos pelo aparecimento com vida dos 43 estudantes, exigimos a punição de todas as autoridades responsáveis por esse crime e nos somamos a reivindicação pelo Fora Peña Nieto!

Nos EUA, de Ferguson à Nova Iorque, a juventude se levanta contra a repressão que assassinou cruelmente o jovem negro Mike Brown e hoje inocenta os responsáveis enquanto Obama envia a tropa de choque e a força nacional de segurança para reprimir os manifestantes. Do mesmo modo que gritamos por Amarildo, DG, Claudia e tantos outros, dizemos "Somos todos Mike Brown” e apoiamos a luta pelo fim da violência policial e do racismo!

No Brasil, não é diferente. As Jornadas de Junho de 2013 protagonizadas pela juventude abriram uma nova situação política que não se encerrou, com diversas categorias enfrentando governos, patrões e direções sindicais pelegas no primeiro semestre desse ano. O que há em comum nesses exemplos e de tantos outros países é uma profunda crise econômica e a saída que os governos, seja de Peña Neto, Obama ou Dilma, dão a ela: mais ajuste contra a juventude e o povo trabalhador para salvar os bolsos dos banqueiros e empresários.

Por isso, nós do Vamos à Luta e da Juventude da CST-PSOL, durante as eleições estivemos nas campanhas de Luciana Genro, Tarcísio Motta e Pedro Rosa, apresentando uma alternativa verdadeiramente de esquerda e socialista com um programa que expressou as demandas das Jornadas de Junho e das greves de 2014. No segundo turno, defendemos o voto nulo porque sabemos que Dilma (PT/PMDB/PCdoB) e Aécio (PSDB/DEM) representam o mesmo projeto, apenas disputando quem iria ficar com a chave de cofre. Não à toa, o escândalo da Petrobras investigado pela Operação Lava-Jato demonstra que todos os partidos que possuem representação no Congresso Nacional, do PT ao PSDB, tiveram suas campanhas financiadas pelas empreiteiras corruptas. A única exceção é o nosso partido, o PSOL. Além disso, Dilma e o PT já indicaram a ruralista Kátia Abreu para o Ministério da Agricultura e o neoliberal Joaquim Levy para o Ministério da Fazenda, escolhas orientadas pensando nos melhores nomes para aplicar o ajuste fiscal e os cortes de verbas nas áreas sociais em benefício dos banqueiros e latifundiários.

Diante desse cenário, somente a mobilização permanente da juventude e dos trabalhadores irá definir se Dilma, os governadores e prefeitos sairão vitoriosos ou derrotados. Se eles têm uma política para tentar nos vencer, nós também precisamos ter uma política para derrotá-los. Esse foi o nosso esforço nas eleições de DCEs que ocorreram ou ainda estão ocorrendo em nosso estado, principalmente na UFF, Unirio e UERJ, propondo um programa anti-governista e anti-burocrático radical.

Para debater as perspectivas e tarefas da juventude, dos DCEs, Grêmios e do PSOL frente a crise econômica, a crise do governo federal e dessa falsa democracia dos poderosos, junte-se a nós e participe da Plenária Estadual do Vamos à Luta e da Juventude da CST-PSOL!

~

Programação:

14h – Debate: “O segundo governo Dilma e as tarefas da juventude"

Com: Babá (professor da UFRJ, membro da Direção Nacional do PSOL e vereador do Rio em 2015) e Priscila Guedes (estudante da Unirio, candidata a deputada estadual pelo PSOL nas eleições 2014 e militante do Coletivo Vamos à Luta e da Juventude da CST-PSOL)

16h – ATO DE SOLIDARIEDADE INTERNACIONAL: “SOMOS TODOS 43! SOMOS TODOS MIKE BROWN! JUSTIÇA PARA AYOTZNAPA E FERGUSON!”

Com: Marina Nolte (Coordenação de Juventude da CST e do Vamos à Luta) e Raquel Polidoro (Coordenadora Geral do DCE da UNIRIO e militante da CST)
Data de Publicação: 02/12/2014 14:04:01

Galeria de Fotos: