O companheiro Toni Granados, militante de Luta Internacionalista (LI), seção da UIT-QI no Estado Espanhol, foi eleito como vereador na cidade de Girona, na Catalunha. Granado é filho de pais que emigraram de Andaluzia e vive no bairro operário de Germans Sabbath. É trabalhador químico e presidente do Comitê de empresa da fábrica Medichem de Celrá com 186 trabalhadores. Afiliado à CCOO (Comissões Operárias) e sindicalistas da corrente crítica "por um giro à esquerda" de Girona, tem participado ativamente apoiando as campanhas em apoio à greve de Panrico e outras lutas.
Luta Internacionalista integrou em Girona as listas de CUP-Crida per Girona (Candidatura de Unidade Popular-Chamamento por Girona) para articular uma proposta política de ruptura independentista e anticapitalista. A bagagem e a atividade institucional acumulados pela CUP a nível municipal como oposição à política neoliberal de CiU (governo patronal municipal) durante os últimos quatro anos e o trabalho de base com organizações de luta e pessoas, fazia-se necessário impulsionar uma alternativa anticapitalista, soberanista, antiracista, feminista e ecologista, ligada às lutas sociais e comprometida só com os e as de baixo.
Luta Internacionalista participou na candidatura CUP-Crida por Girona com três dirigentes: Toni Granados, Alfons Enrique e Ibrahim Sano, ambos envolvidos nas lutas sindicais e sociais.
*El Socialista é o jornal do partido argentino Izquierda Socialista, que, assim como a CST do Brasil e o Luta Internacionalista de Espanha, pertence à Unidade Internacional dos Trabalhadores - Quarta Internacional (UIT-QI).