Reunião da Executiva Estadual do PSOL/RJ não veta coligação com PCdoB em Friburgo

Dia 27.07 ocorreu a reunião da executiva estadual do PSOL/RJ que debateu a política de alianças em diversas cidades. Infelizmente várias Direções Municipais estão implementando alianças com partidos burgueses e de aluguel, contrariando a resolução do congresso estadual do PSOL. Após o debate foi rejeitado por consenso as alianças em: Búzios com PRTB, Barra do Pirai PDT, Cachoeira de Macacu cm PSB, REDE, PTdoB, PTC, PROS, PRB, PSD, etc., Guapimirin com PDT e Seropédica com PPL e PMN. Nos municípios de Itaguaí PSB e Macuco PCdoB somente a US votou a favor. Sendo, portanto também rejeitada essas alianças.

Em Friburgo com PCdoB e PPL e São Sebastião do Alto com PDT, empatou a votação 5 a 5. Votaram a favor dessas alianças 1 do MÊS, 2 do Rosa Zumbi e 2 da US. Os votos contrários foram: 2 da CST, 1 da Insurgência, 1 da APS (substituiu um companheiro da Insurgência) e 1 LRP (substituiu o companheiro da LSR). Sendo que em Friburgo a coligação para a Prefeitura é com o PPL, PCdoB e PCB e para vereador é com o PCB.

Desde o início defendemos que todas essas coligações teriam que ser invalidadas, pois contrariam a resolução do Congresso Estadual do PSOL/RJ, instância máxima de deliberação, que votou por ampla maioria que o PSOL no Rio de Janeiro só poderá fazer aliança com partidos de esquerda, com o PCB e PSTU.

Os companheir@s da Insurgência atuaram equivocadamente

Na reunião da Executiva a maioria das coligações foi rejeitada, entretanto as cidades de Friburgo e São Sebastião do Alto, como teve empate a Executiva não tem posição. Da Insurgência só estava presente o companheiro Álvaro (Presidente do PSOL/RJ), que corretamente votou contra todas as alianças. Porém faltaram 3 companheir@s da sua tese, sendo que a Insurgência é a corrente hegemônica no Estado. Caso esses 3 camaradas estivessem presentes o resultado da votação poderia ter sido outro. Poderíamos ter ganho a votação. Entretanto a Insurgência não jogou o peso político integral na reunião da Executiva Estadual e é somente isso que explica esse empate. Assim Glauber e seu grupo podem seguir com essas alianças que descaracterizam o PSOL no Estado.

É preciso rejeitar o PCdoB e PPL em Friburgo

É um erro manter essa aliança do PSOL com PCdoB e PPL em Friburgo para a Prefeitura. Um erro que leva o PSOL a entrar no mesmo jogo dos partidos da ordem, de fazer coligações em troca de segundos a mais no Programa Eleitoral. Todos os argumentos são: temos que dar um voto de confiança em Glauber, o PCdoB em Friburgo é muito pequeno. Não se trata de um debate pessoal e nem de desconfiança, se trata de um debate político, programático e estratégico, que leva o PSOL a cometer os mesmo erros do PT e da prefeitura de Macapá. Todos esses argumentos nós já vimos no passado e vejam onde foi parar o PT, PCdoB e a Prefeitura de Macapá?

O PCdoB é um partido nacional que tem um projeto nacional que compôs o governo neoliberal e traidor do PT durante 12 anos e no RJ sustentou o corrupto e odiado governos do Sergio Cabral e Pezão. Caso Glauber ganhe a prefeitura, alguém dúvida que o PCdoB vai desembarcar em Friburgo com quadros para ocupar a Prefeitura? Uma prefeitura com o PCdoB nada tem de esquerda.

Nessa eleição o PSOL tem uma grande oportunidade, devemos dialogar com os milhões de insatisfeitos, nos vincular a indignação dos trabalhadores, da juventude e de todo o povo, colando o PSOL as lutas que certamente virão em meio ao processo eleitoral. Basta ver indignação de mais da metade da população contra a Olimpíada e o ato ontem em Angra dos Reis onde a população expulsou a tocha olímpica da cidade. Por isso nessa eleição devemos mostrar que o PSOL é uma alternativa de esquerda, chamando os trabalhadores, os jovens, o povo a não votar nas alternativas de direita, burguesas, que sempre governaram. Devemos nos diferenciar da velha direita e principalmente da nova direita que estava no poder como o PT e PCdoB e aplicando o mesmo projeto dos tucanos. É colado a esse sentimento de esquerda que o PSOL tem que realizar a campanha em Friburgo, onde uma coligação apenas com o PCB (que foi a que defendemos) teria chances concretas de ganhar as eleições pela esquerda, potencializando o PSOL naquela região, pois de fato a coligação com o PCdoB e PPL (aprovada na Convenção de Friburgo) só mancha a imagem do PSOL e confunde a população de que esses partidos são nossos aliados. Cabe ao PSOL e ao Glauber em Friburgo encabeçar uma poderosa campanha contra a lei da Mordaça, a exemplo do que propõe Freixo, organizando atos em frente às emissoras de TV, caso o PSOL nãos seja chamado para os debates.

Rio de Janeiro |  28.07.2016

Rosi Messias – Secretaria Geral PSOL/RJ

Gesa Correa – Diretório Estadual PSOL/RJ e Nacional do PSOL

Claudia Gonzales – Executiva Estadual PSOL/RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *