Argentina | Queremos a aparição com vida de Santiago Maldonado!

Unidade Internacional dos Trabalhadores-Quarta Internacional (UIT-QI) – 28 de agosto de 2017


 

Chamado à ação internacional

O jovem artesão Santiago Maldonado acompanhava de forma solidária à comunidade mapuche Pu Lof em Cushamen, província de Chubut, na região patagônica Argentina, em conflito com os latifundiários do grupo italiano Benetton, quando em 1º de agosto os repressores do Corpo de Gendarmeria realizaram um brutal ataque. Maldonado foi detido e foi dado como desaparecido pelos membros corpo policial-militar.

As autoridades do governo de Mauricio Macri e da Província de Chubut realizam uma escalada de criminalização contra o povo mapuche e aqueles que lhes são solidários. A ministra de Segurança, Patrícia Bullrich tentou proteger os repressores acusando, a família do desaparecido, de não dar informação para a investigação.

Bullrich também revelou o nome de uma das testemunhas protegidas do caso, expondo-o a represálias.

As autoridades demoraram três semanas para reconhecer que se tratava de um caso de desaparição forçada e iniciar uma investigação oficial. O fizeram somente pela pressão social, após a realização de uma massiva marcha na cidade de Buenos Aires pela aparição com vida de Santiago Maldonado.

É necessário fortalecer a mobilização contra o governo de Macri, contra a proteção corporativista aos repressores- que têm seus crimes encobertos e para que apareça vivo Santiago Maldonado!
Nos somamos também a luta pela liberdade do preso político mapuche Facundo Jones Huala e o reconhecimento das terras mapuche na Patagônia.

Na sexta feira 1º de setembro, ao cumprir um mês do seu desparecimento, será realizada uma jornada nacional de protestos em Argentina pela sua aparição com vida; nosso chamado é para estender esta jornada a nível internacional, pois já aconteceram mobilizações em Madrid e Barcelona, assim como no Chile.

Que as organizações democráticas, sindicais, estudantis e políticas do mundo difundam esta exigência e se mobilizam no dia 01/09 às embaixadas e consulados da Argentina levando estas exigências.

Somente a mobilização poderá dobrar o braço do governo Macri e obrigar que responda pela aparição imediata e com vida de Santiago Maldonado. O governo Macri é o responsável!


Pela aparição imediata e com vida de Santiago Maldonado!

Vivo o levaram, vivo o queremos!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *