A derrota eleitoral do MAS nas subnacionais e a necessidade de recuperar nossas organizações populares

O MAS foi derrotado no segundo turno eleitoral em La Paz, Tarija, Chuquisaca e Pando. Concluído o processo eleitoral subnacional, o MAS só venceu em três Departamentos no primeiro turno: Cochabamba, Oruro e Potosí. E apenas em duas das 10 principais cidades: Sucre e Oruro.

Ao contrário de algumas análises, interessadas em dizer que os partidos tradicionais da velha direita foram fortalecidos, o que aconteceu foi a divisão do MAS, questionando, a partir das organizações de base, diretamente Evo Morales e o resto da liderança masista, sem se aliar à velha direita. Isso aconteceu claramente em La Paz, Beni e Pando. Se esse fenômeno não existiu em outros Departamentos, foi por causa da lei eleitoral antidemocrática que não permitiu que se expressasse com novas siglas. A velha direita em geral venceu onde já havia vencido, como Tarija, Santa Cruz ou a cidade de Cochabamba.

Em El Alto e La Paz, os candidatos Eva Copa e Santos Quispe, apesar de suas limitações como dirigentes e da ausência de um programa de recuperação de nossos recursos naturais das mãos de empresas transnacionais, demonstraram às organizações camponesas indígenas de todo o Departamento e populares Alteñas que romperam com o falso socialismo ou nova direita do MAS, e que rejeitaram publicamente as propostas de aliança da velha direita representada em La Paz por Iván Arias, Rafael Quispe e em escala nacional por Camacho e Mesa.

Por esses motivos, nós do PT pedimos o voto para Santos Quispe. Esse programa deve envolver as organizações que apoiam Santos Quispe, bem como aquelas que triunfaram em El Alto com Eva Copa,

Para avançar em uma verdadeira Alternativa Política dos Trabalhadores, da qual necessitamos, as organizações que apoiaram Santos Quispe, assim como as que triunfaram em El Alto com Eva Copa, devem recuperar a Agenda de Outubro que o MAS traiu, por uma verdadeira nacionalização e recuperação dos nossos recursos naturais, para que haja trabalho digno, para que se apoie a agricultura familiar camponesa, para que haja saúde e educação para o povo. Um programa que responda às necessidades dos trabalhadores da cidade e do campo, contra o falso socialismo do MAS (nova direita) e contra a velha direita.

O PT está empenhado neste caminho desde a sua fundação em 2013. Apelamos à reconstrução do Partido dos Trabalhadores.

Esta ruptura das organizações de base com o domínio do MAS deve ser estendida a todas as organizações, para recuperá-las para as bases, em primeiro lugar a Central Obrera Boliviana. Huarachi e seus amigos masistas devem ser expulsos da COB e, como exigiram os mineiros de Huanuni, a CSUTCB Orgânica Genaro Flores, os professores rurais de El Alto e a COR de Tupiza, realizar um Congresso que eleja novos dirigentes independentes do governo masista e da velha direita, comprometidos com a luta das bases.

15 de abril de 2021

Partido dos Trabalhadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *