Em defesa de Babá, contra a manipulação!

A greve dos Garis se fortalece a cada dia. O aumento da adesão à greve e a grande passeata que circulou pelas ruas do Rio hoje no final da tarde, não foi noticiado pela Rede Globo na segunda edição do RJTV. Porém esse jornal inventou que o professor Babá estaria comandando ações espalhando lixo pelas ruas da cidade. Inventam uma mentira para criminalizar a legítima luta dos garis.

A manipulação de imagens na segunda edição do RJTV, também repercutido no G1, é escandalosa. Mostram primeiro imagens onde pessoas espalham lixo no chão sem qualquer identificação. Depois aparece uma foto de Babá no Méier sendo arbitrariamente abordado pela Guarda Municipal. A imagem do lixo sendo espalhado é noturna, a foto que tenta vincular Babá à acusação é durante o dia. A única coisa que Babá fez nessa greve foi conversar e levar sua solidariedade aos trabalhadores, o que sempre fez desde os tempos em que era dirigente da CUT e da FASUBRA. Solidariedade de classe que hoje Babá o faz desde as fileiras da CSP-CONLUTAS, como dirigente da CST-PSOL.

Ressaltamos que Babá não foi ouvido pela emissora na segunda edição do RJTV, não teve direito ao contraditório, nem pode apresentar a verdade dos fatos. Com esse tipo de cobertura jornalística a rede Globo se somou ao prefeito Eduardo Paes no ataque a greve dos garis. A rede Globo tem um histórico de manipulações de dados para favorecer governos, aliados e ataques a direitos da classe trabalhadora.

Exigimos o direito de resposta imediato e uma retratação pública dos responsáveis pela matéria da segunda edição do RJTV.  Não aceitamos as calúnias contra Babá e a manipulação contra a greve dos Garis.

Babá, a CST, nossa central sindical CSP-CONLUTAS e o PSOL seguirão apoiando essa luta para que ela triunfe. É isso que merecem os trabalhadores que garantiram durante toda a pandemia a limpeza urbana da nossa cidade. Merecem todo respeito da população, além de um salário digno e melhores condições de trabalho.

 

30/03/22

Corrente Socialista de Trabalhadores e Trabalhadoras – Tendência Interna do PSOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *