Babá, fundador do PSOL, é pré-candidato a Deputado Federal

João Batista, o Babá, é servidor público federal e professor da UFRJ. Constrói movimentos em defesa dos Hospitais Universitários e por mais verbas para os serviços públicos. Como militante da CSP-CONLUTAS, é presente nas lutas da cidade. Na recente greve dos Garis, foi injustamente preso e perseguido pelo prefeito Eduardo Paes.

Babá é coordenador da CST e tem uma história de coerência e luta. Atuou nas greves das universidades nos anos 1980 como dirigente da FASUBRA. Foi fundador da CUT e do PT e enfrentou a Ditadura Militar e os governos Sarney, Collor e FHC. Quando o governo Lula aplicou a reforma da previdência que retirou direitos dos servidores, preferiu ficar ao lado dos trabalhadores em greve e foi expulso do PT. Em seguida, foi um dos fundadores do PSOL em 2004. No Rio, integrou o comando de greve unificado das universidades em 2012 e foi ativo nas greves de garis de 2014 e 2015.

Em seu mandato como Vereador pelo PSOL, representou a esquerda radical no parlamento, apoiando greves de educadores, ocupações de escola, a mobilização da Vila Autódromo e contra a privatização da saúde, lutas de terceirizados e trabalhadores de aplicativos. Babá defende uma esquerda independente dos patrões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *