EDITORIAL | Fora Bolsonaro! A Frente Ampla Lula/Alckmin não é a saída! Vote Vera Lucia 16! | Combate Socialista n°159

Estamos na reta final das eleições. Em breve vamos decidir quem deve governar o país. Temos de pensar bem em que Brasil nós queremos. As Fake News da extrema direita tentam esconder o desastre do governo Bolsonaro/Mourão, que levou a mais de 600 mil mortes pela Covid-19 e a milhões de pessoas passando fome. A campanha eleitoral bolsonarista fala de um país que não existe, onde estamos “avançando”, para tentar esconder a catástrofe do desemprego e arrocho salarial e a perda de direitos expressa na reforma da previdência. Esse governo dos militares, banqueiros e fazendeiros beneficia apenas seu próprio grupo com super salários e mordomias de todo tipo, além de ser marcado pela corrupção.

Você, trabalhadora e trabalhadora, você, jovem, que ainda recebe as mensagens dos grupos bolsonaristas, precisa refletir. Bolsonaro falava que as privatizações e retirada de direitos iriam melhorar a vida do povo trabalhador, que a extrema direita iria acabar com a corrupção e tudo isso era mentira. Nós estamos na pior e a corrupção rola solta. Agora eles dizem que o problema foi a pandemia e a guerra na Ucrânia, mas mesmo antes – em 2019 – já estávamos com alta no desemprego, baixos salários e a família do presidente envolvida em vários crimes. Chega dessa extrema direita corrupta e capitalista que só pensa nos lucros dos empresários e banqueiros!

A frente ampla de Lula/Alckmin não é a saída

Diante do desastre bolsonarista, há uma onda eleitoral que fortalece a frente ampla de Lula/Alckmin. Em nossa campanha nos bairros, nas fábricas, órgãos públicos, usinas, nos transportes, escolas e universidades, encontramos muitos trabalhadores e jovens que expressam seu voto na frente ampla. Nós explicamos a nossa visão e até aqui temos dialogado bem com esses colegas. Via de regra, apesar do voto, muitos nos dão razão nas críticas que fazemos abertamente. Lula tenta repetir o mesmo projeto de conciliação de classes aplicado nos seus 13 anos de governo com e a para os capitalistas e as multinacionais e isso não deu certo. Lula colocou como seu vice o tucano Alckmin, fez alianças com setores do agronegócio inimigo dos sem terra e dos indígenas e isso bloqueia as mudanças que os trabalhadores e jovens desejam em sua vida. Lula fez coligações com o PSD, que compõe o governo Bolsonaro, e desse modo sinaliza que o genocídio e a corrupção do atual governo podem ficar impunes. Para agradar os empresário e banqueiros, Lula agora fala em novas “reformas administrativas” que desmontam o serviço público. Nós falamos a verdade: com essas alianças e essa política é impossível atender a classe trabalhadora e os setores populares. Os burocratas sindicais abandonaram as greves e lutas e já especulam com cargos no novo governo. Nós não somos lulistas e nem compactuamos com os pelegos. Explicamos aos trabalhadores e jovens por que consideramos que não se deve votar em quem se alia com os patrões e a direta que nos exploram, nem em pelegos e falsos líderes que vendem nossos direitos. Nós temos outra proposta, socialista e revolucionária.

Vote Vera Lúcia 16! Vote Polo Socialista e Revolucionário!

O Polo Socialista e Revolucionário apresenta Vera presidente 16. Vote na esquerda independente que luta por um governo da classe trabalhadora, sem patrões! É um verdadeiro voto útil, porque fortalece a nossa própria classe e uma esquerda sem rabo preso com a direita e os patrões sanguessugas. Nossa campanha é feita nas lutas da enfermagem pelo piso salarial, nas greves da educação, como as que ocorrem em São Gonçalo/RJ, e em apoio a operários, como os que lutam contra as demissões em SP. Enquanto formos governados pelos patrões que nos exploram, pelos partidos que representam os patrões e a direita, não conseguiremos resolver os problemas da classe trabalhadora. O Polo Socialista e Revolucionário defende um governo da classe trabalhadora, sem patrões, para aplicar nosso programa, rompendo com o capitalismo e a exploração imperialista, rumo à construção de um Brasil socialista.

Vote contra a fome, o arrocho, o desemprego e os cortes de verbas!

1- Pelo não pagamento da dívida aos banqueiros! Pela taxação dos bilionários e dos lucros das multinacionais! Estatizar as empresas privatizadas!

2- Pela revogação das reformas da previdência e trabalhista e do teto de gastos! Por direitos trabalhistas para todos os trabalhadores de aplicativos!

3- Pela reposição automática das perdas salariais! Pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários!

4- Educação sexual para decidir, contraceptivos para não engravidar e aborto legal, seguro e gratuito para não morrer! Pelo fim da cultura do estupro e prisão para estupradores!

5- Basta de genocídio contra o povo preto e pobre nas favelas e periferias! Desmantelamento do aparelho repressivo! Revogação da lei de drogas!

6- Por emprego e renda para LGBTQIA+! Cota para pessoas trans em concursos e universidades! Respeito à utilização do nome social!

7- Emergência climática já! Expropriar as multinacionais poluidoras! Contra o marco temporal, demarcação das terras indígenas já! Pela reforma agrária controlada pelos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *