Panamá: Repudiamos a acusação penal contra Priscilla Vázquez, dirigente da Caixa de Previdência Social

Repudiamos a tentativa de acusação penal contra a companheira Priscilla Vászquez, presidente da Associação de Empregados da Caixa de Previdência Social (AECSS) do Panamá; Rodrigo Soto, secretário-geral da Associação Nacional de Trabalhadores Manuais da Caixa de Previdência Social (ANADETRAM), e mais de 50 ativistas grevistas.

Exigimos a reintegração imediata de dirigentes e ativistas da justa greve da Caixa de Previdência Social do Panamá e a anulação das falsas acusações que criminalizam o direito de protesto!

As trabalhadoras e trabalhadores da Caixa de Previdência Social do Panamá vêm dando uma importante luta há 3 anos para que a administração cumpra com a lei e os acordos, que incluem ajuste de salário, insumos médicos e sanitários, medicamentos e atenção para assegurados e asseguradas, assim como contra as tentativas de privatizar o serviço, impor contas individuais, aumento de cotas, anos de cotização e de idade para aposentadoria.

Foi por essas razões que a Associação de Empregados da Caixa de Previdência Social (AECSS), Associação Nacional de Funcionários Administrativos da Caixa de Previdência Social (ANFACSS) e a Associação Nacional de Trabalhadores Manuais da Caixa de Previdência Social (ANADETRAM) decidiram pela greve para que a administração responda às reivindicações das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Graças à mobilização, foi possível estabelecer uma mesa de negociação com a administração da Caixa e os sindicatos em greve, com a mediação da Defensoria Pública. Nessa reunião, ficou acordado retomar as conversas no próximo dia 09 de novembro.

No entanto, quando apenas começavam as negociações entre os sindicatos e os patrões, os distintos sindicatos ficaram sabendo que a administração demitiu ilegalmente um numeroso grupo de trabalhadoras e trabalhadores, além de ameaçar com acusações penais todos esses dirigentes sindicais e ativistas em greve. Essas ações têm como objetivo amedrontar e criminalizar o justo protesto que vem se desenvolvendo na Caixa.

A Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI) rechaça essas demissões contra os dirigentes e ativistas da greve e reitera seu repúdio às ameaças penais contra Priscilla Vásquez, Rodrigo Soto e demais trabalhadoras e trabalhadores.

 

Petição

 

Nós, que assinamos este documento, nos somamos à exigência de eliminação do processo penal contra Priscilla Vásquez, presidente da Associação de Empregados da Caixa de Previdência Social (AECSS) do Panamá; Rodrigo Soto, secretário-geral da Associação Nacional de Trabalhadores Manuais da Caixa de Previdência Social (ANADETRAM), e mais de 50 ativistas por exercer o direito de greve. Também exigimos a reintegração das trabalhadoras e dos trabalhadores demitidos por lutarem por seus direitos.

 

Assinam, até o momento:

 

Argentina:
Juan Carlos Giordano, deputado nacional eleito pela Frente de Esquerda (FIT-U) pela Província de Buenos Aires, dirigente nacional da Esquerda Socialista (IS)
Mónica Schotthauer, delegada ferroviária e eleita deputada nacional da IS/FIT;
Rubén “Pollo” Sobrero, Secretário Geral do Sindicato Ferroviário Seção Oeste;
Edgardo Reynoso dirigente ferroviário do Corpo de Delegados da linha TBA-Sarmiento; Angélica Lagunas, Secretária Geral da ATEN Capital (Professores)
Liliana Olivero, ex-Deputada por Córdoba do Partido Esquerda Socialista/FIT;
Mariana Scayola (Secretária Geral da Diretoria da Ademys-professores da Cidade de Buenos Aires);
Jorge Adaro (Secretário Adjunto – Ademys)
Laura Marrone, professora da CABA e ex-deputada IS-FIT na CABA;
Mercedes Trimarchi, dirigente do grupo de mulheres Isadora e deputada eleita CABA;
Mercedes de Mendieta, deputada de Buenos Aires pela FIT-U CABA, dirigente nacional de Isadora e da Esquerda Socialista;
Pablo Almeida , dirigente da Esquerda Socialista, delegado do conselho interno do ATE Min. de Economia e legislador eleito da CABA pela FITU.
Miguel Sorans, dirigente da Esquerda Socialista e da Unidade Internacional de Trabalhadoras e Trabalhadores – Quarta Internacional (UIT-QI)

Bolívia : Humberto Balderrama, membro da Direção Nacional do Partido dos Trabalhadores_ Eliseo Mamani, ex-executivo da Federação de Professores Rurais de La Paz

Brasil:

João Batista Araújo “Babá”, Rio de Janeiro, CST-PSOL; Rosi Messias- Dirigente nacional da CST-PSOL; Barbara Sinedino – Coordenadora do SEPE-RJ; Bruno da Rosa, Oposição Garis – RJ e Executiva estadual CSP Conlutas -RJ; Valdenise Ribeiro – Coordenadora da FASUBRA; Pedro Rosa – Diretor licenciado do SINTUFF; Alessandra Primo – Coordenadora Geral do SINTUFF; Bernarda Thailana – Coordenadora Geral do SINTUFF; Diego Vitello – Diretor do Sindicato dos metroviários de São Paulo; Daniela Possebon- Diretora do Sindicato dos metroviários de São Paulo; João Santiago – Coordenador do Sintsep -PA; Felipe Melo – Coordenador do Sindtifes -PA; Adriano Dias – Executiva estadual CSP Conlutas -RJ;

Chile: Ranier Rios Puebla, líder do MST (Movimento Socialista dos Trabalhadores)

Estado espanhol:
Josep Lluis del Alcázar, delegado do sindicato da educação pública e dirigente da Luta Internacionalista (LI);
Marga Olalla, delegado do sindicato dos trabalhadores municipais de Barcelona, ​​membro da LI;
Miquel Blanch, delegado do sindicato dos professores da escola de adultos, membro da Corrente Sindical CCOO de Girona, membro do LI;
M. Esther del Alcázar, delegada do sindicato da educação pública e dirigente da LI;

 

Estados Unidos:

Emmanuel Santos, do Núcleo Socialista.

 

 

Panamá :
Virgilio Arauz, dirigente da Proposta Socialista.

 

 Peru:


Jorge Corzo, dirigente do Partido dos Trabalhadores – Uníos; Enrique Fernández Chacón, ex-deputado nacional do Uníos no Peru.

 

México:
Enrique Gómez, Francisco Retama, dirigentes do Movimento ao Socialismo (MAS)
Jesús Torres Nuño, ex-presidente do Conselho de Administração de Trabalhadores Democráticos do Ocidente (Tradoc)

 

República Dominicana

 :
Henry Morel, jornalista e militante do MST (Movimento Socialista dos Trabalhadores)

 

Turquia:
Sedat Durel, Secretário Geral do Sindicato Revolucionário dos Trabalhadores de Telecomunicações e Call Center;
Atakan Çiftçi, delegado do Sindicato dos Trabalhadores da Educação e Ciência;
Oktay Çelik, Presidente do Partido da Democracia Operária (IDP);
Gorkem Duru, dirigente do IDP.

 

Venezuela: :
José Bodas, secretário geral da Federação Unitária dos Petroleiros da Venezuela (Futpv);
Orlando Chirino, líder nacional da Corrente Classista, Unitária, Revolucionária e Autônoma (C-cura);
Armando Guerra, ex-dirigente sindical de Hidrocapital;
Miguel Ángel Hernández, secretário-geral do Partido Socialismo e Liberdade (PSL);
Simón Rodríguez Porras (PSL).

 

 


CSP-CONLUTAS: Não à perseguição aos trabalhadores do Panamá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *